Carregando Post...

10 vantagens da Inteligência Artificial na saúde

Tornando-se popular nos últimos anos, a Inteligência Artificial (IA) já é uma realidade em diversos ramos, inclusive no ramo da saúde. Por ser uma tecnologia que traz inúmeros benefícios para os setores que a aderem. E pode, inclusive,ser de grande ajuda em seu hospital.

A telemedicina é um exemplo de como podemos unir a modernidade de equipamentos tecnológicos inteligentes com processos médicos, potencializando o atendimento. Desta forma, há algumas pessoas que ainda não conhecem as vantagens de usufruir da IA.

Até o final deste artigo, você irá saber todos os benefícios de aderir a inteligência artificial em seu hospital.


Surgimento


Como falamos anteriormente, a inteligência artificial é uma tecnologia que se popularizou nos últimos anos. 

E vem ganhando cada vez mais destaque no ramo da saúde, ainda mais por permitir a otimização de atendimentos, diagnósticos e tratamentos em geral nos centros de saúde.

Por tanto, muito provavelmente você já ouviu casos de cirurgias que realizadas com auxílio de um braço mecânico. E isso só é possível por causa da inteligência artificial. 

E como a IA sempre trabalhada para reproduzir emular capacidades humanas, é possível oferecer serviços de saúde cada vez mais tecnológicos.


Impacto da Inteligência Artificial na saúde do Brasil


Já é tão real a utilização de inteligência artificial no ramo da saúde, que no Brasil há centros de saúde que fazem uso desse recurso no seu dia a dia. 

Desde sistemas de check-up automatizado até máquinas com capacidade de realizarem cirurgias inteiras, são utilizadas em nosso país. 

Porém há uma área específica em que há um certo enfoque: a radiologia. Devido a isso, quanto mais automatizada, mais rápido e preciso é o diagnóstico de um paciente. 

Essa precisão nos diagnósticos faz com que o serviço tenha mais qualidade para o indivíduo e com probabilidades reduzidas de erro.

Outro ponto muito importante para destacar, é a facilidade no compartilhamento de informações. Por conta da base de dados que é bastante ampla e de fácil acesso para os profissionais.


Efeitos da falta deste tipo de tecnologia


Maior margem de erro, dificuldade no compartilhamento de informações e atendimentos demorados são apenas alguns dos malefícios da falta de uma inteligência artificial no âmbito da saúde.

Além de diminuir a eficiência dos atendimentos e serviços, compromete a eficácia em que diagnósticos são dados, além da imprecisão. 

E se você não investe em tecnologia, acaba ficando para trás no mercado.

Com certeza você não quer isso! E é por essa razão que nós vamos detalhar os motivos pelos quais você deve investir em uma inteligência artificial.


Conheça as 10 vantagens de implementar uma Inteligência Artificial na Saúde


Recapitulando, a inteligência artificial tenta emular algumas ações humanas, principalmente quando tratamos da tecnologia na saúde. 

Devido a isso, em seu sistema há o chamado machine learning que dá essa capacidade de aprendizagem para a máquina.

Com essa funcionalidade, é possível que a IA aprenda cada vez mais sobre o meio no qual ela está sendo utilizada. Cada vez mais consciente para ler e analisar as particularidades necessárias da área.


Performance


Lembra que no início falamos que a inteligência artificial faz com que os atendimentos sejam otimizados? 

Pois é, essa otimização no atendimento reflete na agilidade que os profissionais adquirem ao contarem com a ajuda da inteligência artificial. 

Então, já que eles não precisam ficar presos aos processos burocráticos os quais são realizados pela inteligência artificial.

Além de otimizar, também, a gestão de leitos. Por ser capaz de atualizar dados instantaneamente, averiguar números e examinar variáveis.

Portanto, pode-se calcular e sistematizar as unidades, permitindo que a gestão de um hospital, por exemplo, consiga agir com antecedência para evitar uma crise na rede.


Comunicação hospital-paciente-família


Um benefício desta otimização, é a comunicação entre o hospital e os familiares do enfermo. 

Desse modo, a troca de informações se torna mais ágil e precisa, já que o sistema processa os dados com mais agilidade. 

Assim, deixando tanto o paciente quanto a família satisfeitos, já que com a otimização na comunicação, as altas podem ser até agilizadas.


Check ups automáticos


Para além do momento da internação de um paciente, a inteligência artificial também auxilia na prevenção com a realização de check ups de saúde, por meio de uma leitura realizada em poucos segundos.

Dependendo do sistema de aprendizagem, a IA pode conseguir aferir a pressão arterial, frequência cardíaca e respiratória, índice de estresse mental entre outros sintomas. O que otimiza o processo de triagem da instituição.


Redução de custos e fraudes


Primeiramente, um dos bens mais precioso que temos são os nossos dados e, por isso, estamos sempre buscando uma forma de mantê-los seguros.

Bem como, uma maneira muito eficaz de atingir esse objetivo é aderir a inteligência artificial, pois é um local super seguro para armazenamento de dados.

Além de que por meio da IA, é possível reduzir custos com a diminuição de falhas e materiais administrativos.


Sinergia hospitalar


Como todo o hospital está ligado por meio da inteligência artificial, a comunicação entre os setores se torna mais rápida. Muitas vezes, sem precisar que um indivíduo se desloque de um lugar para outro para passar uma informação.

Sem falar na agilidade e facilidade em que exames são recebidos e acessados, otimiza o processo e a estadia de um paciente.


Experiência do paciente


Desde já, tudo o que falamos até agora melhora a experiência do profissional no ambiente de trabalho, mas melhora e beneficia mais ainda o paciente.

Isso se deve, porque recebe mais agilidade em seu atendimento. Tudo isso com processos que agilizam o processamento de informações e reduz eventos adversos da assistência.

Por fim, quanto mais satisfeito o cliente está, menos ele se importará em pagar o valor justo pelos serviços que recebeu, já que o atendimento foi eficaz.


Otimização do cuidado


Lembra que falamos do check up automatizado? É por meio dele que os profissionais conseguem identificar a gravidade de cada caso. 

Desta forma, pode-se priorizar os pacientes da melhor forma possível, colocando os casos graves à frente.

Então, sempre de forma organizada e eficiente, já que com a ajuda da inteligência artificial a análise é realizada com o intuito de otimizar a leitura das necessidades de cada grupo.


Diagnósticos precoces e mais precisos


Com a sua ampla base de dados, a inteligência artificial é capaz de identificar padrões e variações em tempo recorde. Por conta do algoritmo cada vez mais alinhado para ajudar a reconhecer as condições clínicas de um indivíduo.

Com a IA, também é possível prevenir complicações como infecções generalizadas e indicar o melhor tratamento para o momento.


Gestão de leitos


Primeiramente, podemos perceber o tamanho da importância da inteligência artificial é quando retomamos a lembrança do período mais crítico da pandemia da Covid-19. Por mais que o país tenha ficado com leitos escassos, não houve de fato um colapso por falta de leitos.

Logo, porque muitos dos hospitais tinham o auxílio de uma inteligência artificial para realizar a gestão de leitos, permitindo que os esforços dos profissionais fossem completamente voltados para os pacientes.


Auxiliar nas pesquisas sobre saúde


Com a IA no ramo da saúde, é possível que se realize a identificação de tendências na indústria e na população, auxílio na descoberta de novos medicamentos e seleção de pacientes para estudos.

Isso tudo contribui para o mundo acadêmico, ajudando cada vez mais no processo evolutivo dos procedimentos. 

Então, é por meio da IA a chamada medicina preventiva pode se tornar uma realidade, já que seu algoritmo está sempre em aprendizado.


Conheça uma IA que pode fazer isso para você!


Com a Genesis, você consegue utilizar a Inteligência Artificial no seu hospital, 

Com um sistema inovador que tem o poder de aprender, raciocinar, perceber, deliberar e decidir de forma racional e inteligente.


Clique agora no botão abaixo. 


[Solicite a sua demonstração!]


Comentários

Deixe um Comentário


Onde estamos ? clique no mapaFechar Mapa

Entre em Contato

solicite uma demonstração sem compromisso

Telefone

(19) 8311-8453

(19) 983118453 (WhatsApp)

Email

Comercial@genesisz.net

Localização

Rua Vasco Fernandes Coutinho, 363 - Jardim Nossa Senhora Auxiliadora - Campinas/SP – CEP: 13076-261