Carregando Post...

5 sinais de que sua indústria está precisando de manutenção prescritiva!

Entenda tudo sobre manutenção prescritiva e como essa nova realidade da indústria 4.0 pode fazer toda a diferença para seu negócio.

A manutenção prescritiva é uma das novidades trazidas pela indústria 4.0 para o mercado. Se adaptar em relação às mudanças tecnológicas é fundamental para sua indústria e isso inclui aderir a manutenção prescritiva em seus processos industriais.

Tendo em vista que, o novo conceito transforma a manutenção industrial, otimizando processos e trazendo ótimas vantagens para a indústria como um todo.

Quer saber mais sobre o que é, como aplicar e detalhes sobre essa novidade? Confira a seguir!

O que é manutenção prescritiva e qual sua importância?

A manutenção prescritiva é fundamentada nas novas tecnologias de manutenção industrial 4.0. Seu objetivo é criar novas soluções para otimizar a manutenção industrial, usando técnicas de previsão e modelos estatísticos para se basear, como:

     Machine learning (ML);

     Internet das Coisas (IoT);

     Inteligência Artificial (AI) e outros recursos.

Com ela é possível usar todas as análises específicas para que a manutenção do equipamento seja prevista, possibilitando que seu maquinário tenha ótimo desempenho e vida útil.

Tais dados usam softwares para identificar, aprender e reconhecer as tendências e padrões dos equipamentos, viabilizando que a previsão precisa possa contribuir para que o software de gestão avise o momento certo de fazer manutenção preventiva.

A manutenção prescritiva se dá por ser baseada em vários dados sobre seus equipamentos, permitindo que a inteligência artificial prescreve a manutenção adequada a ser feita e quando é o momento correto para tal.

Diante de tantos dados, é possível atuar de forma preventiva, evitando prejuízos com paradas não programadas de equipamentos e eventuais consertos emergenciais que sempre são mais caros.

Por que você deve implementá-la em sua indústria?

Quando analisamos a manutenção prescritiva e a preditiva, é importante saber que ambas são manutenções que visam encontrar a raiz dos problemas e corrigir de forma antecipada, visando redução de custos.

No entanto, o principal diferencial entre os modelos é que a manutenção prescritiva prevê falhas e problemas que se repetem, orientando as recomendações para solucionar internamente na empresa.

Os resultados e soluções recomendadas pela inteligência artificial são calculados antes de apontar como uma solução possível.

De modo que, a prescrição seja efetiva gerando redução de custos, melhora de performance e uma indústria pronta para atender todos os seus clientes.

A manutenção prescritiva é um diferencial competitivo, por isso, ela é o futuro das manutenções na indústria.

4 Motivos que comprovam a excelência da manutenção prescritiva como um diferencial competitivo

Além de entender como funciona a manutenção prescritiva, é importante compreender quais são os resultados que sua indústria poderá obter ao implementar tal método, que são:

1. Desenvolver modelos de manutenção preditiva para maximizar a vida útil dos ativos, o desempenho operacional ou o tempo de funcionamento

Quando se utiliza a tecnologia para analisar os dados operacionais de sua indústria 4.0, é possível acompanhar falhas e entender quais são as dinâmicas que precisam de melhorias.

 Portanto, o sistema consegue aprender e desenvolver modelos de manutenção preditiva que irão maximizar a vida útil dos equipamentos.

Orientando as melhores soluções de eventuais consertos para que seja possível aumentar o tempo de funcionamento dos equipamentos e consequentemente sua produtividade, desencadeando ótimos resultados de curto e longo prazo, ao maximizar a vida útil de tudo que é utilizado no cotidiano da fábrica.

Sendo assim, ocorre um aumento de competitividade por ter um sistema que funciona para a fabricação de todos os itens oferecidos aos clientes, tendo eficiência em todos os processos e alta durabilidade dos equipamentos usados.

2. Alavancar dados históricos e dados em tempo real

Com um sistema completo é possível acompanhar todas as informações de cada equipamento em tempo real, o que possibilita uma análise completa e detalhada para guiar a tomada de decisão.

Contribuindo para que seja possível otimizar investimentos em manutenções e atuar de forma preventiva, evitando que os custos fiquem elevados.

Ao mesmo tempo em que é possível evitar que um pedido fique incompleto ou atrase por ter um equipamento que simplesmente quebrou no meio do processo, tendo os dados históricos é possível prever falhas futuras e atuar o quanto antes para evitar que elas ocorram e causem prejuízos.

3. Otimizar as operações de manutenção

Conhecendo o histórico dos equipamentos, suas necessidades e rotina de trabalho, é possível otimizar as operações de manutenção.

De modo que, os dados de manutenção prescritiva possam ser utilizados para atuar na manutenção preventiva e garantir a minimização de custos.

Com o custo de manutenção minimizado, a indústria ganha competitividade e os resultados atingidos ao longo do ano são os melhores possíveis, garantindo que os equipamentos sejam bem cuidados, fazendo com que a vida útil de cada um deles seja prolongada.

Vale dizer que, também reduzirá a necessidade de investimentos em novos equipamentos, possibilitando que as ações estratégicas de investimentos da empresa sejam focadas nos setores que realmente mais necessitam.

Aspecto que desencadeia o crescimento da indústria por possibilitar que todos os setores recebam investimentos e a manutenção ou compra de equipamentos novos não sugue todo o capital disponível. 

4. Minimizar o tempo de paragem e aumentar a eficiência

Com manutenção prescritiva é possível programar o tempo em que os equipamentos ficam parados.

Tendo mão de obra qualificada, a equipe de manutenção seguirá as orientações, minimizando o tempo de atuação para que o equipamento possa voltar a ser usado com total eficiência.

Portanto, além de reduzir os custos diretos sobre a manutenção, o sistema reduz a perda de tempo aumentando a eficiência, ponto que é fundamental para que a indústria seja produtiva o ano inteiro e consiga cumprir seus prazos e crescer em seu mercado.

O Genesis além de ser seu braço direito irá elevar a sua indústria a um novo degrau no mercado

O sistema Genesis evoluiu junto com a indústria, o que garante que seja possível usar a inteligência artificial do sistema para favorecer a manutenção prescritiva de seus equipamentos.

Através do Genesis é possível montar análises avançadas de forma única, facilitando a gestão de manutenção e garantindo que sua indústria seja eficiente.

De forma integrada ao software de gestão, o machine learning do sistema Genesis emite alertas com 95% de precisão, sendo o sistema que irá te ajudar a trazer sua indústria para o cenário 4.0.

Gerencie seu negócio de forma inovadora, para se posicionar no mercado com o diferencial competitivo que sempre quis ter. Aproveite e clique agora mesmo em QUERO CONHECER O SISTEMA GENESIS para vivenciar uma experiência única.

Comentários

Deixe um Comentário


Onde estamos ? clique no mapaFechar Mapa

Entre em Contato

solicite uma demonstração sem compromisso

Telefone

(19) 8311-8453

(19) 983118453 (WhatsApp)

Email

Comercial@genesisz.net

Localização

Rua Vasco Fernandes Coutinho, 363 - Jardim Nossa Senhora Auxiliadora - Campinas/SP – CEP: 13076-261