Carregando Post...

A extraordinária verdade que nunca te contaram sobre a inteligência das coisas (loT) implementadas na indústria!

Sua indústria pode se beneficiar muito mais da IoT do que você pensa. Descubra como neste artigo.

O que é e para que serve a IoT?

Você com certeza já ouviu falar sobre a Internet das Coisas. Ter itens que se conectam à Internet e que podem ser controlados remotamente, com a redução de processos manuais, é uma realidade que tem mudado profundamente os negócios e a relação com os clientes. 

A Internet das Coisas, ou IoT (de Internet of Things, em inglês), é uma grande oportunidade para a indústria. No mundo da Indústria 4.0, ter dispositivos que funcionem de forma inteligente é fundamental para atingir bons resultados, e é exatamente isso que a IoT permite. 

A IoT é uma rede de objetos ligados à Internet que permite ampliar as funcionalidades desses itens. Com isso, processos manuais são automatizados, permitindo ter o controle remoto, além de possibilitar a coleta, análise, transmissão e gestão de dados.

Alguns exemplos da aplicabilidade da Internet das Coisas são a Inteligência Artificial, Machine learning, Conectividade e Computação em Nuvem, e várias outras tecnologias que podem ser aplicadas ao mundo das indústrias. 

A partir da IoT, processos que antes seriam feitos manualmente são automatizados, o que permite não apenas o aprimoramento desses processos, como também a gestão dos dados que são obtidos. 

Na Indústria, a IoT permite: 

  • Monitoramento remoto das tecnologias conectadas: os itens que são conectados à internet podem ser monitorados de qualquer lugar. Isso dá maior controle sobre a indústria, além de acompanhar possíveis problemas e evitar que eles tomem maiores proporções. 
  • Manutenção preditiva: o controle dos dados da internet das coisas permite fazer o monitoramento de cada máquina da indústria. Com isso, é possível fazer um cálculo do momento ideal para a manutenção preditiva dos equipamentos, evitando falhas e aumentando a vida útil dos itens da indústria. 
  • Produtos e processos totalmente conectados: os dados da IoT são conectados e permitem processos que se comunicam, além de serem aprimorados, evitando processos repetidos ou desnecessários e refinando os demais. 

Dessa forma, a IoT proporciona um mundo de possibilidades para a indústria. Essas inovações devem ser acompanhadas, pois o tratamento de dados na indústria é fundamental para a modernização e bons resultados de quem quer se manter competitivo no mercado.

Quer entender o porquê? Confira abaixo as vantagens de implementar a inteligência das coisas na indústria. 

5 benefícios de implementar a inteligência das coisas em sua indústria

Há muitos benefícios de se implementar a IoT em sua indústria, sendo os principais deles:

  • Diagnósticos precisos que facilitam a análise de dados

Com a Internet das Coisas, é possível ter diagnósticos que dão uma visão micro e macro da sua indústria. São informações que, captadas ao longo de todo o processo produtivo, permitem gerar relatórios fidedignos para a análise efetiva de dados que vão auxiliar no processo decisório de sua indústria.

Os sensores e os itens conectados com a IoT dão uma visão clara dos processos e uma comunicação mais fluida. 

 

  • Controle de produção e equipamentos

A IoT permite controlar tudo o que está sendo produzido a partir da gestão de informações no processo produtivo. Além da visão macro, também é possível acompanhar a produção dos equipamentos e entender se há algum item que está produzindo menos ou tendo falhas.

Desde a produção até a gestão do estoque são melhor acompanhadas com a IoT, permitindo um melhor controle e gestão de riscos. 

 

  • Identificação prévia de falhas

A partir do controle da produção e de equipamentos, é possível prever falhas e melhorar a manutenção preditiva da indústria. Os dados obtidos com os sensores da IoT permitem ver quando a produção de um equipamento está diminuindo, por exemplo, tornando possível fazer a manutenção antes que o item apresente falhas.

E, ainda que o item apresente uma falha, ela será rapidamente identificada e corrigida. 

 

  • Segurança 

O rastreamento das informações permite melhorias na área de segurança do trabalho, além de estar sendo cada vez mais aprimorada a cibersegurança para a manutenção da IoT. São cuidados que são tomados a partir do acompanhamento dos processos na indústria e que podem evitar acidentes e falhas. 

 

  • Tecnologia avançada

A tecnologia disruptiva da IoT acompanha o que há de mais novo na ciência, permitindo que as melhores ferramentas, técnicas e tecnologias possam ser implementadas na indústria. 

A partir desses 5 benefícios você começa a entender que a IoT é sim a melhor opção para otimizar e automatizar sua indústria, deixando-a muito superior à concorrência. Continue a leitura e saiba ainda mais vantagens dessa tecnologia!

A IoT é o futuro da indústria 4.0? Por quê?

Os desafios dentro de uma indústria são diversos, mas a IoT veio para facilitar todos os processos. Hoje em dia, a IoT é um processo irreversível que deve ser adotado por toda indústria que queira se manter competitiva no mercado. 

Além dos desafios de produção, os clientes estão cada vez mais exigentes, tornando indispensável a implementação da IoT para usufruir dos benefícios que ela proporciona. 

São novos modelos de negócio que permitem ter processos mais eficientes, uma gestão baseada em dados confiáveis e resultados cada vez mais satisfatórios para sua indústria e, consequentemente, para seus clientes.

Assim, a internet das coisas é o futuro da indústria 4.0, permitindo a interconexão entre as máquinas da indústria e a gestão de dados para entrar de vez no mundo da indústria 4.0.

A Genesis traz o futuro para o presente, isso inclui a IoT em sua indústria!

A Genesis tem a solução ideal para quem quer usufruir dos benefícios da IoT! Com a tecnologia disruptiva da Genesis, sua indústria se tornará tecnologicamente avançada, pronta para entrar no mundo da Indústria 4.0!

O Sistema Genesis permite aprender com os processos, acompanhando os dados e os utilizando para uma gestão mais eficiente. Tenha total controle sobre todas as áreas de sua indústria, usufruindo de relatórios eficientes para resultados cada vez mais satisfatórios!

Traga o futuro da indústria 4.0 agora mesmo para o seu negócio. Usufrua dos benefícios da IoT com o Sistema Genesis!

 QUERO CONHECER O SISTEMA GENESIS

Comentários

Deixe um Comentário


Onde estamos ? clique no mapaFechar Mapa

Entre em Contato

solicite uma demonstração sem compromisso

Telefone

(19) 8311-8453

(19) 983118453 (WhatsApp)

Email

Comercial@genesisz.net

Localização

Rua Vasco Fernandes Coutinho, 363 - Jardim Nossa Senhora Auxiliadora - Campinas/SP – CEP: 13076-261