Carregando Post...

A importância de monitorar a qualidade do ar dentro dos ambientes industriais e hospitalares

Adotar soluções para melhorar a qualidade do ar em ambientes industriais e hospitalares é fundamental. Além disso, monitorar para que essas soluções funcionem bem é indispensável. Descubra a importância desse monitoramento.

A qualidade do ar que respiramos afeta muito a nossa saúde. Por isso, é muito importante cuidar da qualidade do ar que respiramos, sobretudo em ambientes condicionados. A pandemia do coronavírus tornou ainda mais latente essa necessidade.  Em indústrias e hospitais, é ainda mais importante fazer o tratamento do ar que circula nesses ambientes. Isso porque esses ambientes costumam ter substâncias ou microrganismos que podem ser ainda mais prejudiciais para a saúde.

Uma das necessidades nesses ambientes é ter tetos altos e espaços internos amplos. Isso é necessário para melhorar a circulação do ar, mas não é o suficiente. Esses ambientes podem parecer bem ventilados e limpos, mas ainda exigem cuidados para garantir a qualidade do ar. Soluções para troca de ar adequadas precisam ser adotadas para que o ar fique limpo e adequado para a saúde humana.

Alguns itens que podem ser agregados para que o ar seja adequadamente tratado e trocado são: exaustores, sistemas de ventilação e de refrigeração, além de venezianas industriais. Depois de instalados esses equipamentos, é preciso fazer o monitoramento constante do ar para garantir que eles estejam funcionando bem.

Demandas específicas da indústria e de hospitais

Hospitais e indústrias têm demandas específicas que precisam ser levadas em consideração na hora de se escolher os equipamentos e técnicas para a filtragem do ar. Isso porque existem partículas e substâncias específicas que podem estar presentes nesse tipo de ambiente e que precisam de tratamento adequado.

Em hospitais, as diferentes alas possuem demandas específicas para evitar que doenças sejam propagadas pelo ar para todos os setores. Além disso, a temperatura deve estar adequada nesses espaços para o melhor atendimento do paciente.

Em indústrias, cada tipo de produção possui demandas específicas de temperatura, filtragem de substâncias ou partículas e de circulação do ar. Os principais agentes prejudiciais presentes em uma indústria são oriundos de maquinário, processos industriais que liberam substâncias, fumaça e elementos no ar, aparelhos para queima de combustível, etc. As partículas produzidas vão desde poeira e mofo até dióxido e monóxido de carbono. 

Se esse ambiente for úmido, essas partículas poluentes prejudiciais à saúde são ainda piores, pois se tornam mais pesadas e danosas. Os danos causados pela falta de tratamento adequado do ar já são reconhecidos pela Organização Mundial da Saúde (OMS) e se devem principalmente pela falta de ventilação, tratamento inadequado do ar e proliferação de mofo e bactérias nesses ambientes fechados.

Ventilação como solução viável

Uma ventilação adequada é um dos primeiros passos para o correto tratamento do ar em hospitais e indústrias. A correta ventilação deve substituir constantemente o ar externo pelo interno, evitando o acúmulo de poluentes típicos desses dois ambientes.

Monitoramento é fundamental

Além de instalar soluções que permitam a ventilação e o tratamento adequado do ar, é preciso fazer o monitoramento constante para se certificar de que essas ferramentas estão funcionando.

Em indústrias e hospitais, as substâncias com que se lida são muito danosas. Por isso, é preciso monitorar quais substâncias estão presentes no ar e em que concentração para que as intervenções necessárias sejam feitas sempre que novas substâncias e concentrações inadequadas estejam presentes.

O monitoramento constante com o uso de tecnologias adequadas permite que medidas necessárias sejam tomadas em tempo hábil para que indústrias, hospitais e qualquer ambiente interno tenha a qualidade requerida.

Benefícios do monitoramento da qualidade do ar em ambientes hospitalares e industriais

Além da manutenção da qualidade do ar em si, há outros benefícios que o monitoramento constante da qualidade do ar pode trazer. Dentre eles, estão os seguintes:

  1. Custos mais baixos. Em indústrias, a baixa qualidade do ar pode danificar matérias primas, e tanto em indústrias quanto em hospitais podem danificar estruturas inteiras dependendo dos níveis de umidade, mofo e poluição. Por isso, o monitoramento da qualidade do ar pode ser muito benéfico.
  2. Redução dos custos de energia. Monitorar a qualidade do ar é importante para evitar o entupimento ou a sobrecarga de equipamentos de manutenção da qualidade do ar. Sistemas de exaustão, ar-condicionado ou ventilação, gastam mais energia quando precisam filtrar uma quantidade maior de partículas, ficando com os filtros sujos e correndo o risco de quebra, caso a manutenção adequada não for feita no momento certo.
  3. Isolamento de poluentes. Principalmente em hospitais, mas também em indústrias, o isolamento e a contenção são fundamentais para evitar que os ambientes sejam contaminados por gases específicos que são prejudiciais à saúde. Por isso, o monitoramento é fundamental para que, caso haja vazamento, dispersão ou concentração dessas substâncias, as medidas adequadas de isolamento e contenção sejam tomadas no momento correto.  
  4. Criação de estratégias. Monitorar os níveis de substâncias como monóxido de carbono, óxido de nitrogênio, e outros presentes em indústrias e hospitais permite criar estratégias para a redução de custos, de poluentes e selecionar as melhores soluções para o seu espaço.

Por que a melhoria da qualidade do ar em indústrias e hospitais é importante

Em qualquer ambiente, a qualidade do ar é fundamental para a saúde, a qualidade de vida e até mesmo a produtividade. Isso porque a maior concentração de oxigênio melhora o desempenho mental, dando mais energia e aumentando a produtividade das pessoas que respiram esse ar.

Em hospitais, essa qualidade do ar é fundamental para não piorar a saúde do paciente e não permitir a contaminação do ar entre setores.

Como a Genesis pode te ajudar a monitorar a qualidade do ar do ambiente de indústria e hospitalar

A Genesis pode te ajudar com o monitoramento e a manutenção predial. Com as soluções de TI da Genesis, a Inteligência Artificial permitirá que você controle em tempo real seus diferentes recursos, identificando a necessidade de manutenção, além de tornar o processo de decisão mais eficiente.

Tenha equipamentos inteligentes para análises preditivas e monitoramento adequado dos espaços industriais e hospitalares. Descubra aqui a inovação de uma empresa disruptiva. 

Comentários

Deixe um Comentário


Onde estamos ? clique no mapaFechar Mapa

Entre em Contato

solicite uma demonstração sem compromisso

Telefone

(19) 8311-8453

(19) 983118453 (WhatsApp)

Email

Comercial@genesisz.net

Localização

Rua Doutor Armando Sales de Oliveira numero 551 Taquaral Campinas SP CEP 13076015