Carregando Post...

As benfeitorias da Engenharia Clínica e da Tecnologia na gestão dos ativos hospitalares.

Fator essencial, o setor de engenharia clínica dentro do ambiente hospitalar ganhou espaço para ser o portador da tecnologia e trazer segurança aos procedimentos hospitalares e, principalmente, a todos os pacientes. Confira, neste artigo, um pouco do dia a dia do engenheiro clínico e das benfeitorias que este profissional, aliado à tecnologia, proporciona aos atendimentos dos centros hospitalares.

KEYWORDS: 
gestão dos ativos hospitalares

🔵 O papel da Engenharia Clínica no dia a dia hospitalar

Sem dúvida alguma, a engenharia clínica em âmbito hospitalar, possui um papel imprescindível para a qualidade excepcional dos serviços hospitalares e para a saúde do paciente.

Nascida das grandes aplicações e aprimoramentos da engenharia biomédica, a engenharia clínica é a ciência que traduz a palavra
segurança em tecnologia e suporte de equipamentos hospitalares, prezando e trabalhando diariamente pela qualidade e bom desempenho.

Os engenheiros clínicos são profissionais capacitados no controle e gerenciamento de equipamentos eletrônicos, altamente tecnológicos, que facilitam, otimizam e garantem a prestação de serviços hospitalares a pacientes em leito e a realização de diagnósticos mais precisos e seguros.

A engenharia clínica é ponto fundamental para garantir o uso seguro e eficaz da tecnologia na saúde e na batalha pela vida.

🔵 O Engenheiro Clínico e as benfeitorias

Com o passar dos anos, a engenharia clínica evoluiu ao ponto de, hoje, ser mais uma responsável pela segurança das atividades hospitalares, unindo as capacidades provenientes da engenharia com a perspicácia e exatidão da alta tecnologia.

As atividades do engenheiro clínico são muito amplas e de alta responsabilidade. Essas atividades variam desde a busca e validação dos fornecedores destas tecnologias e dos equipamentos de saúde, até o acompanhamento assistencial ao cirurgião.

Estes profissionais possuem o conhecimento para selecionar os melhores equipamentos, montar descrições para a lista de aquisição junto ao orçamento hospitalar, bem como avaliar e selecionar a tecnologia embutida nestas máquinas.

Apesar dos próprios fornecedores realizarem esse processo, os engenheiros clínicos também possuem responsabilidade na manutenção preventiva e corretiva dos equipamentos de saúde, garantindo o bom funcionamento de cada um destes ativos.

Uma das benfeitorias que também traremos à tona, é a importância da engenharia clínica para o setor de radiologia e para o profissional radiologista. Como o engenheiro clínico zela pela melhoria da vida útil dos ativos hospitalares, este profissional lida diretamente com este setor nos hospitais, proporcionando maior tranquilidade e exatidão nas tiragens dos exames, aplicações, além de fornecer treinamentos de uso das máquinas de radiologia.

Cada equipamento eletrônico existente no ambiente hospitalar é supervisionado por um ou vários engenheiros clínicos, o que tornou necessário a criação do setor de engenharia clínica, dentro de cada centro hospitalar, seja ele pequeno, médio ou de grande porte.

Os testes de aceitação de um determinado maquinário, ou de uma nova tecnologia implantada, também parte da responsabilidade do grupo de engenharia clínica da instituição e, da mesma maneira, o treinamento de funcionários pertinente ao bom uso dos equipamentos, alinhando diversos procedimentos médicos com a facilitação que o recurso tecnológico proporciona diante de cada procedimento médico.

A equipe de engenharia clínica, dependendo do procedimento, também prepara a sala de cirurgia, testa todos os equipamentos, verificando tanto a parte mecânica quanto digital através de testes aprimorados, faz a montagem do robô cirúrgico e permanece em local de cirurgia, acompanhando do começo ao fim todas as etapas cirúrgicas realizadas.

Durante este período, o engenheiro clínico mantém sua supervisão na tecnologia, realizando ajustes necessários, resolução imediata de problemas repentinos, calibração e apoio ao cirurgião e à equipe médica como um todo. Com esse trabalho, o engenheiro clínico consegue assegurar a qualidade do diagnóstico e a segurança do paciente, por todo o tempo de cirurgia.

Desta maneira, ficam evidentes todos os benefícios que a engenharia clínica proporciona quando aliada à tecnologia na
gestão dos ativos hospitalares.

🔵 Ativos hospitalares

Dentre as maravilhas que a engenharia clínica permite em âmbito hospitalar, estão os equipamentos de diagnósticos, equipamentos médicos duráveis, máquinas para tratamento, equipamentos de suporte à vida.

Para exemplificar, são eles os desfibriladores, eletrocardiógrafos, ultrassons, raio-x, oxímetros e inúmeros outros.

Essa linhagem de equipamentos médicos necessita das tecnologias disruptivas que elevam o nível do atendimento ou da assistência médica ao atender o paciente, como recursos pautados em IoT (Internet das Coisas),
Inteligência Artificial, automação de monitoramentos, sensores conectados, integração de sistemas, machine learning e, até mesmo, assistentes virtuais cognitivas que falam com o operador ou gestor do equipamento, proporcionando o acesso mobile aos monitoramentos com mais agilidade e recebendo notificações sobre o desempenho dos equipamentos em tempo real.

🔵 Tecnologia

A cada dia que passa, a área da saúde reinventa-se, ganhando novas oportunidades e possibilidades de desempenhar cada tarefa com muito mais agilidade, otimização e qualidade nos procedimentos devido aos avanços tecnológicos aplicados a estes recursos hospitalares.

Nós, da Genesis Sistemas, desenvolvemos programas ultra inteligentes e disruptivos voltados a ativos hospitalares, manutenção de tecnologias de saúde, gestão de facilities e inúmeras outras soluções pensadas e estruturadas especialmente para simplificar e aperfeiçoar o trabalho dos profissionais de engenharia clínica.

Os Sistemas Cognitivos de (IA) Genesis, são capazes de se integrar aos mais diversos softwares de gestão corporativos da atualidade, possibilitando ainda a transferência de informações cadastrais, contábeis, financeiras e patrimoniais, de todos os aspectos de gerenciamento cognitivo da Manutenção. Atendendo plenamente aos mais diversos Padrões de Qualidade no mercado, tais como: ONA, ANVISA, JCI, RBC, e ISO.

A nossa tecnologia é a mais completa e avançada disponível no mercado, constitui-se em uma ferramenta incrível que contempla:

Sistema de Calibração RBC Cognitivo (AI);

Sistema de Engenharia Hospitalar Cognitivo (AI);

Monitoramento Hospitalar Cognitivo (AI);

E muitas outras funcionalidades exclusivas da Genesis!

Conheça AGORA as mais avançadas soluções para Engenharia Clínica! Não perca tempo, clique e comprove!

>>
QUERO CONHECER O GENESIS <<

Genesis! O futuro é agora!

Este artigo ajudou você?

Deixe um comentário para nós, na caixinha logo abaixo.

Comentários

Deixe um Comentário


Onde estamos ? clique no mapaFechar Mapa

Entre em Contato

solicite uma demonstração sem compromisso

Telefone

(19) 8311-8453

(19) 983118453 (WhatsApp)

Email

Comercial@genesisz.net

Localização

Rua Vasco Fernandes Coutinho, 363 - Jardim Nossa Senhora Auxiliadora - Campinas/SP – CEP: 13076-261