Over 10 years we help companies reach their financial and branding goals. Engitech is a values-driven technology agency dedicated.

Gallery

Contacts

411 University St, Seattle, USA

engitech@oceanthemes.net

+1 -800-456-478-23

Industria 4.0

Data Science e Big Data para Indústria 4.0

O Big Data pode ser o que sua empresa precisa para melhorar os processos e a produtividade. Saiba mais sobre os benefícios e como aproveitá-los. 

O USO DE DADOS PARA TRANSFORMAR A REALIDADE INDUSTRIAL

Não é segredo que passamos por intensa e rápida transformação digital onde a informação está acessível e disponível a qualquer pessoa conectada à internet.

Portanto, investir na qualidade de coleta e análise de dados no setor industrial se mostra essencial para que a empresa alcance bons resultados.

Com o avanço da Indústria 4.0 e a tecnologia de  banco de dados mais complexa e assertiva, já é possível realizar a consulta e a análise de informações em tempo real e assim ter uma gestão estratégica e eficaz.

No entanto,  ter apenas os dados coletados não transmite informação para o gestor, é importante transformar essa análise de dados da indústria em conhecimento para que então as melhores decisões sejam tomadas. 

Continue lendo este artigo e saiba como Data Science e Big Data para Indústria 4.0 podem transformar a sua gestão industrial. 

COMO O BIG DATA ATUA NO SEGMENTO INDUSTRIAL?

O Big Data para a Indústria 4.0 nada mais é  que um  processo de avaliar conjuntos de dados diversos com o objetivo de  descobrir padrões, correlações, tendências de  mercado, preferências do cliente e demais informações que possam ser úteis.

Ele pode ser analisado  a partir de ferramentas de software avançadas e de avaliação como por exemplo: estatísticas, análises preditivas e mineração de dados.

Vou compartilhar um bom exemplo de como podemos utilizar Big Data na indústria: na etapa de fabricação, os gerentes de operações podem usar avaliações avançadas para realizar uma análise minuciosa e entender o processo histórico, identificar padrões e relações entre etapas, entradas discretas no processo e otimizar os fatores que demonstram ter o maior efeito no rendimento.

A nível global, as fábricas mais modernas têm abundância de informação em tempo real devido ao uso de Big Data, que permite acompanhar e avaliar o processo produtivo com estatísticas extremamente sofisticadas.

Uma vez que toda a cadeia de produção tem seus dados armazenados, a tecnologia do Big Data é capaz de processá-los, analisá-los e demonstrar novas possibilidades para aumentar a eficiência de produção. 

POR QUE A INDÚSTRIA DEVE INVESTIR EM BIG DATA? 

Atualmente, na Indústria 4.0, aspectos como circulação, coleta e avaliação de informações são grandes demandas, pois servem de apoio ao crescimento da produtividade tendo por base processos de tomada de decisão em tempo real, com atualizações a todo instante. 

O setor industrial tem exigido mais compartilhamento de dados, e isto vai além dos limites corporativos. Então, quanto mais rápido for o acesso à informação, mais eficientes serão os processos, inclusive na resolução e manutenção de qualquer problema.

Nesse cenário, a internet das coisas e a indústria 4.0 têm se tornado cada vez mais necessários como importantes fontes de informação, porém é preciso entendermos que o ato de gerar dados é uma coisa e a análise dos resultados, ou Data Science é outra. 

Assim, o investimento em Big Data é o segredo para integrar a comunicação e criar uma infraestrutura de TIC (tecnologia de informação e comunicação) de alto desempenho. 

PRINCIPAIS BENEFÍCIOS DO BIG DATA NA INDÚSTRIA

Confira agora as principais vantagens de usar o Big Data no segmento industrial. 

Previsão de demanda

Com a tecnologia Big Data é possível ter uma estimativa sobre a produção, você consegue antecipar a demanda e se preparar para determinado período, assim, o trato com fornecedores fica mais organizado e o planejamento produtivo muito mais simples. 

Incrementação de produtos

O Big Data também é capaz de mostrar como os produtos são vistos pelos clientes, ajudando a equipe de marketing a avaliar o nível de engajamento e a aceitação da marca pelos consumidores. 

Torna-se possível compreender os sentimentos dos clientes pelo produto ou empresa e a partir de então realizar uma segmentação em diferentes grupos e perfis para uma abordagem mais personalizada e assertiva.

Além do mais, o Big Data permite testar de forma rápida milhares de variações de projetos para verificar como pequenas alterações afetariam os custos, lead time e desempenho.

Segurança

Com o Big Data  podemos fazer um mapeamento da paisagem de dados em toda a indústria e analisar possíveis ameaças.

Além disso, é possível obter informações potencialmente sensíveis que não estão devidamente protegidas e organizá-las segundo regimento e normas vigentes. 

Melhoria dos processos de fabricação

O Big Data permite a segmentação do processo produtivo e da cadeia de suprimentos, desta forma os fabricantes podem identificar atividades que estão abaixo do desempenho esperado ou que estão causando problemas na linha de produção.

Também é possível usar o Big Data para análises preditivas, reduzindo o risco do negócio e contribuindo para a qualidade dos produtos.  

Melhoria de personalização

Torna-se possível visualizar padrões no comportamento do cliente e então criar produtos personalizados para um grupo específico.

Essa tecnologia também possibilita aos engenheiros de produtos o acesso imediato aos dados para que as criações estejam de acordo com as preferências e expectativas do consumidor.

CENÁRIOS PARA UTILIZAÇÃO DE BIG DATA NA INDÚSTRIA 4.0

A utilização de  Big Data na indústria 4.0 pode ser entendida como uma constante busca por realizar a integração dos dados gerados (Data Science) pela sua fábrica, pelos colaboradores, pelos processos internos e externos e pela linha de produção com o objetivo de obter informações para acompanhamento e tomada de decisões.

Assim, na indústria  4.0, o Big Data dá uma nova forma a estas informações através das redes convergentes. O sistema  é inteligente e aprende conforme o processo ocorre. 

PRINCIPAIS DESAFIO NA IMPLEMENTAÇÃO DE BIG DATA NA INDÚSTRIA 4.0

Realizar a implementação do Big Data pode ser desafiador, podemos elencar alguns tópicos comuns neste tipo de projeto, por exemplo:

    – Como migrar dados da unidade produtiva para um sistema de Cloud Computing e usar um Big Data;

      – Como criar modelos de Big Data para suporte em tomada de decisões, nos setores de planejamento,operação e manutenção;

        – Como repensar a unidade produtiva a partir do  Data Science e informações recebidas.

        POR ONDE COMEÇAR?

        Agora que você sabe que aplicar o Big Data na indústria é benéfico para sua produção, é hora de pensar em uma solução que aplique esta e outras tecnologias de última geração para tirar o melhor proveito das informações de sua organização. Então, se está se perguntando por onde começar? Comece pela Genesis, uma empresa que respira tecnologia!

        Temos uma equipe altamente qualificada, são mentes brilhantes trabalhando incansavelmente para criar as melhores soluções para o nosso cliente. Se você tem um problema, nós criamos a solução! 

        Deixe-nos te surpreender! Clique no link abaixo e faça uma demonstração gratuita do nosso sistema! 

        >> DEMONSTRAÇÃO GRATUITA <<

        Author

        genesisznet

        Leave a comment

        O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *