Carregando Post...

Entenda a importância do Machine Learning para a Engenharia Clínica!

✅ Antes de qualquer coisa, o que é Machine Learning?

Durante o seu dia a dia provavelmente você já se deparou com o Machine Learning sem saber. Essa tecnologia está associada à Inteligência Artificial (IA) e, nela, as máquinas aprendem a modificar o seu comportamento sem a intervenção humana. 

Com isso, é possível melhorar o desempenho de uma máquina na indústria, pois o Machine Learning auxilia no reconhecimento e memorização dos padrões realizados diariamente. Ou seja, os algoritmos são criados a partir dos resultados de análise, gerando assim, suas próprias respostas ou perguntas.

Na indústria, o Machine Learning é um fator importante para entender as mudanças comportamentais do público-alvo, assim como suas preferências e satisfação, sendo uma ótima forma de se destacar no mercado.

Para que as máquinas aprendam novos comandos, o Machine Learning é dividido em duas abordagens: a supervisionada (onde ele recebe os dados que tem as respostas corretas) e a não supervisionada (os quais os dados têm efeitos variáveis inesperados), sendo essa segunda abordagem mais complexa, já que nela a máquina encontra e aprimora os padrões para melhorar sua utilização.

Segundo estudo da Gartner, empresa de consultoria norte-americana, em 2022 cerca de 80% das empresas investirão em avanços de Machine Learning e Inteligência Artificial para melhorar os resultados das empresas. Com isso, podemos perceber a tendência a qual o mercado está caminhando.

Para que você possa entender a importância do Machine Learning, vamos te dar um exemplo prático. Quando você está dirigindo e quer procurar um caminho mais rápido e sem trânsito, acessa o aplicativo Waze, certo? A partir dos dados fornecidos por outros usuários sobre a velocidade em que estão se deslocando na via, o Machine Learning processa as informações e te dá um caminho mais prático.

✅ E Engenharia Clínica, o que é?

Com a evolução tecnológica e da área da saúde, a sociedade desenvolveu muitas necessidades e, para suprir isso, algumas áreas foram desenvolvidas, como é o caso da Engenharia Clínica.

Essa parte da área da saúde está focada na segurança dos equipamentos hospitalares. Isto é, está é uma área aliada a medicina e as suas particularidades. Esse tipo de serviço atende os mais diversos setores na saúde, como, por exemplo, a equipe médica, a administração e os pacientes.

Um engenheiro clínico atua no gerenciamento e controle das máquinas, além das operacionalizações, sistemas que se referem a tecnologia, suporte de equipamentos em cirurgias e planejamento de orçamentos relativos a equipamentos para o setor. Porém, sua atuação pode acontecer em diversos ambientes, como, por exemplo, hospitais, clínicas de diagnósticos, laboratórios e outros. Um de seus principais papéis é dar suporte do atendimento ao paciente com o controle técnico dos equipamentos disponibilizados em um hospital.

Os profissionais que atuam nesta área devem ser muito bem treinados e preparados tecnologicamente falando, pois são eles que auxiliam no bom funcionamento dos equipamentos para que não ocorram acidentes e erros médicos por falta de manutenção preventiva. E é aí que a aplicação da Machine Learning entra! A partir da memorização de padrões de um sistema, é possível identificar quando um aparelho não está executando sua função corretamente, exigindo assim, uma manutenção preventiva.  

✅ Afinal, quais as vantagens de incluir o Machine Learning à Engenharia Clínica?

Com o Machine Learning aplicado a Engenharia Clínica é possível ter uma maior personalização dos softwares de monitoramento e, com isso, fica mais fácil prestar um serviço ainda mais satisfatório aos pacientes. Além disso, também auxilia no gerenciamento das finanças e na segurança, pois, em alguns casos, é utilizada a Inteligência Artificial atrelada ao reconhecimento facial. 

E, contar com a Machine Learning associada ao trabalho de um engenheiro clínico, é um grande diferencial em qualquer hospital, já que auxilia em diversas operações e tomadas de decisão.

Entre as vantagens de utilizar Machine Learning à engenharia clínica estão:

  • Aprendizado e melhoria constante: com a Machine Learning, é possível aprimorar todos os dados a partir das repetições, além das atualizações de configurações de acordo com o recebimento constante de novas informações.

  • Processamento de dados: com essa tecnologia é muito mais fácil fazer a leitura e análise das informações recebidas, já que elas chegam em um grande volume e velocidade. Com isso, é possível fazer uma interpretação mais assertiva.

  • Eficiência: com a automação, é possível reduzir custos e aumentar a assertividade dos processos, minimizando erros humanos. Além de auxiliar na hora de identificar quando a empresa necessita fazer uma manutenção preventiva.

A solução que você procura está na Genesis!

Como podemos perceber, a Machine Learning aliada a Engenharia Clínica são fundamentais para o avanço de um hospital, além de entregar aos pacientes os melhores resultados.  

E, se você procura dar um passo a mais na tecnologia do seu hospital de forma acessível, a Genesis pode te ajudar!

Nosso sistema de alta tecnologia em Inteligência Artificial é capaz de auxiliar na memorização dos processos das máquinas. Assim, você poderá elevar o seu hospital a era 4.0 e ter os melhores resultados. Solicite agora mesmo uma demonstração gratuita do nosso sistema!

SOLICITAR DEMONSTRAÇÃO GRATUITA

Comentários

Deixe um Comentário


Onde estamos ? clique no mapaFechar Mapa

Entre em Contato

solicite uma demonstração sem compromisso

Telefone

(19) 8311-8453

(19) 983118453 (WhatsApp)

Email

Comercial@genesisz.net

Localização

Rua Vasco Fernandes Coutinho, 363 - Jardim Nossa Senhora Auxiliadora - Campinas/SP – CEP: 13076-261