Carregando Post...

IA como aliada à gestão de ativos na indústria

Nas indústrias, existem milhares de equipamentos e instrumentos em funcionamento 24h por dia. Como evitar que um mal funcionamento ponha todo o processo produtivo a perder? 

Através da Inteligência Artificial (IA) na gestão de ativos industriais!

A gestão de ativos industriais é uma característica essencial da nova fase industrial, atualmente conhecida como indústria 4.0. A otimização de processos produtivos baseados em informações é o novo papel dos gestores. Com dados precisos e em tempo real, é possível realizar planejar e prever ações de manutenção ativos antes mesmo que as falhas ocorreram.

E como otimizar a gestão de ativos? Através do uso de tecnologias, sistemas e sensores inteligentes viabilizam a manutenção preditiva. Se você precisa de uma solução para sua gestão de ativos, descubra agora a sua resposta!

Gestão de ativos: o que é um ativo na indústria?

“Para a maioria dos empresários de sucesso, o futuro reside na implantação do sistema de gestãde ativos com Inteligência Artificial!”

Antes de entender o que é um sistema de gestão de ativos com Inteligência Artificial, é importante definir o que pode ser considerado um ativo industrial.

Segundo norma técnica ISO 55.000, ativos físicos são conjuntos de bens materiais que uma empresa possui.

  • Equipamentos de TI;
  • Estruturas;
  • Contratos;
  • Ferramentas;
  • Insumos;
  • Maquinário.

A gestão de ativos permite o balanceamento de custos, identificação de oportunidades e riscos da empresa em relação ao desempenho esperado dos ativos produtivos. Através de um processo de gestão, é possível analisar a necessidade e o desempenho dos diferentes níveis de ativos que a empresa possuí.

Fazendo o monitoramento de ativos, é possível:

  • Avaliar a relação interna entre custos de produção e riscos;
  • Reduzir problemas advindos de incertezas por meio da análise de dados;
  • Analisar os custos diretos e indiretos relacionados o ciclo de vida e o processo produtivo industrial;
  • Trazer melhorias constantes nos processos operacionais.

E o que é a gestão de ativos industriais?

Na indústria, a gestão de ativos envolve a análise de todo o ciclo de vida dos equipamentos. Essa análise ocorre por etapas:

  • Pesquisa e desenvolvimento de tecnologias;
  • Projeto, compra e instalação de equipamentos;
  • Operação, gerenciamento e desativação de processos produtivos.

Ou seja, a gestão de ativos engloba toda cadeia produtiva industrial, incluindo as políticas de gestão preventiva e corretiva. Com isso, seu foco é o controle total da relação entre custos e riscos operacionais, combinando conhecimentos de domínio econômico e técnico.


E onde entra a IA na gestão de ativos?

“Indo além das ferramentas e processos de gestão convencionais, a IA permite uma gestão resposiva e baseada em evidências de forma similar a inteligência humana.”

O que é IA? Basicamente, é a capacidade das máquinas de ‘pensarem’ como seres humanos, aprendendo, percebendo e decidindo quais caminhos seguir de maneira racional.

Como uma criança, a máquina absorve e analisa os dados brutos automaticamente através de técnicas de Machine Learning e Deep Learning. Com isso, a IA aprende pouco a pouco e interage com a informação por conta própria com ou sem a supervisão humana.

Sistema de gestão de ativos na indústria 4.0: onde entra a IA?

O que acontecia com os dados antes da IA? Eles eram simplesmente coletados, lançados e analisados manualmente em sistemas como ERP, CMMS e EAM. As informações eram simplesmente armazenadas e com isso, não havia uma maneira eficiente de prever falhas e prejuízos operacionais.

E se você inserir tecnologias autonômas para a coleta, lançamento, análise e interpretação dos dados dos processos?

Com isso, temos as ferramentas necessárias para realizar a gestão de ativos da indústria 4.0, permitindo a descoberta das causas dos problemas e elaboração de soluções antes que estes ocorram. Através do Deep Learning, é possível encontrar padrões e tendências de falhas nos equipamentos das linhas produtivas de forma automática, garantindo tempo hábil para tomada de ação.

Dessa forma, um sistema de gestão de ativos inteligente, alerta os possíveis riscos aos processos produtivos e já programa de forma automática uma manutenção preventiva. Isso seria uma das aplicações da IA na indústria!


E como funciona uma IA na gestão de ativos da indústria?

“Em refinarias, custa aproximadamente 50% a mais reparar ativos danificados em relação à manutenção antes da ocorrência do problema.”

Manutenção corretiva: os reparos são realizados quando o ativo apresenta defeito ou quebra. Ou seja o ativo precisa parar de funcionar, para que uma resposta possa ser dada. Com isso, ocorre atrasos na produção e ainda gera custos pela parada, pelo reparo e pelas peças em regime de urgência;

Manutenção preventiva: definida pelo fabricante, os reparos ocorrem de maneira programada, baseada nas suposições da vida ultil das partes e peças que compõe um equipamento. Apesar de garantir a maior segurança, esse o processo não é muito eficiente uma vez implica na programação de paradas de manutenção desnecessárias.

Manutenção preditiva: método extremamente produtivo e complexo. Através da coleta de dados em tempo real de sensores conectados a internet “Internet das Coisas”, algoritmos inteligentes realizam continuamente processos de inspeção de acordo com a utilização da máquina, detectando imediatamente a quada de performance, antecipando eventuais problemas. Com isso, o gestor tem mais do que o suficiente para planejar as melhores ações a serem tomadas para evitar os problemas.

É nesse último tipo que entra a IA na gestão de ativos da indústria!

O papel da IA na gestão de ativos da indústria

Assim como se observa na engenharia clínica, por exemplo, a indústria em geral está apostando na utilização de sensores para o monitoramento em tempo real, e o envio de dados de desempenho dos ativos pela internet. Através do Machine Learning, um sistema inteligente de gestão de ativos não só prevê problemas, como também garante aos gestores a longevidade e performance da linha produtiva.

Como citado anteriormente, a IA interage com os dados e aprende com base na experiência, continuamente coletando e cruzando informações e gerando insights. Com isso, o seu próprio sistema de gestão deixa de ser apenas um registrador de dados e passa a fazer parte ativa do processo produtivo, oferecendo sugestões de melhorias e atuação contra eventuais problemas.

Especificamente na manutenção, o sistema não só evita que ocorram, como também promove uma tomada de ação eficiente, reduzindo ao máximo as paradas na produção.

Além disso, quanto mais equipamentos sensorizados, maior o controle dos processos produtivos.

E onde se pode encontrar uma solução como essa? É aí que entra o Sistema Genesis!

Sistema Genesis: a melhor escolha para gestão de ativos na indústria 4.0!

Sistema Genesis 4.0 e uma inovação disruptiva que atende não só à área da engenharia clínica, como também assistência técnica e manutenção predial. No entanto, o principal é sua aplicação aos processos produtivos dos fabricantes de equipamentos e manutenção industrial.

Nosso sistema de gestão de ativos trabalha com eficiência máxima em soluções de monitoramento, controle, notificação, analytics e Inteligência Artificial.

Seus maiores benefícios são:

  • Redução de custos e riscos;
  • Manutenção da cadeia produtiva;
  • Aumento da produtividade operacional!

E quão relevante é o sistema para os gestores modernos?


Indústrias e fabricantes 

Para indústrias e fabricantes, permite o melhor gerenciamento de equipamentos dos parques tecnológicos próprios e de seus clientes. Oferece análises preditivas baseada nos mais modernos algoritmos de Inteligência Artificial.

Inteligência artificial e dashboard preditivo

O sistema de gestão de ativos Genesis 4.0 apresenta um eficiente poder de aprenderraciocinarperceberdeliberar e decidir sobre o destino dos dados. Assim pode fornecer um eficiente dashboard preditivo.

Como contar com a melhor IA na gestão de ativos da indústria?

No momento em que vivemos da indústria 4.0, a gestão de ativos é algo imprescindível. Uma parada de linha para realizar uma manutenção corretiva se traduz em perda de dinheiro, de recursos e de competitividade.

Para não correr esse risco conte com nossas soluções para a gestão de ativos segura e eficiente.

Solicite agora uma demonstração do Sistema Genesis e se destaque no mercado!



Linkar com texto 2

Comentários

Deixe um Comentário


Onde estamos ? clique no mapaFechar Mapa

Entre em Contato

solicite uma demonstração sem compromisso

Telefone

(19) 8311-8453

(19) 983118453 (WhatsApp)

Email

Comercial@genesisz.net

Localização

Rua Doutor Armando Sales de Oliveira numero 551 Taquaral Campinas SP CEP 13076015