Carregando Post...

IA e análise de imagem. Saiba quais são os benefícios para a indústria

Você está preparado para a indústria 4.0? Este artigo foi elaborado para todos que desejam conhecer a boa utilidade da Inteligência Artificial em análise de imagens, dentro das indústrias do país.

São tantas as tecnologias que nos circundam, que fica difícil saber por completo como funcionam cada uma delas e de que forma elas podem contribuir dentro de sua indústria, não é mesmo?

Neste artigo, iremos esclarecer um pouco sobre o que configura a análise de imagem e como a junção dessa análise com a Inteligência Artificial pode ser exatamente o que sua indústria precisa neste exato momento!

O QUE É ANÁLISE DE IMAGEM?

A análise de imagem é um tipo de leitura capaz de identificar dados informacionais, contidos dentro de qualquer imagem. Essa análise sempre foi, primeiramente, realizada pela visão dos seres humanos e, somente após o desenvolvimento de tecnologias digitais avançadas, máquinas também começaram a ser capazes de reconhecer e interpretar imagens.

A visão dos seres humanos possui a capacidade de analisar imagens via funcionamento do córtex visual, uma parte alojada no cérebro humano que recebe os estímulos visuais transmitidos pelos nossos olhos e, a partir daí, neurônios entram em ação para a identificação e interpretação da imagem.

Já a análise de imagem realizada pelas tecnologias, é alcançada por meio de técnicas específicas de
processamento digital 2D e 3D, detectores de borda e, agora, com tecnologias ainda mais avançadas de Inteligência Artificial, este processamento acontece também através da atuação de redes neurais.

Redes neurais são conexões altamente tecnológicas que se baseiam no funcionamento dos neurônios humanos e quando associadas à
visão computacional, realizam a simulação do processo de percepção visual humana.

COMO A ANÁLISE DE IMAGEM RELACIONA-SE COM A IA?

A Inteligência Artificial abrange toda a capacidade tecnológica de “raciocínio” das máquinas em geral, embasadas nas características e comportamentos dos seres humanos.

Isso posto, a análise de imagem, quando elaborada por métodos de IA, constrói meios para as máquinas obterem autonomia na identificação de dados e informações, por meio de imagens processadas digitalmente.

Este recurso, portanto, não demanda necessariamente a presença do trabalho de um humano para ocorrer. O nível avançado desta tecnologia trabalha justamente para que, a cada dia, seja preciso uma intervenção humana cada vez menor no funcionamento dessas máquinas inteligentes.

QUAL A LIGAÇÃO ENTRE IA, ANÁLISE DE IMAGEM E INDÚSTRIAS?

A associação destas tecnologias de ponta traz resultados inimagináveis para qualquer tipo de indústria! Como isso é possível? Por meio da facilitação de criações de equipamentos e sistemas carregados destas e outras tecnologias, altamente avançadas e disruptivas.

Quando pensamos em interligar equipamentos físicos com sistemas digitais, estamos literalmente falando sobre o desenvolvimento da
IoT (internet das coisas).

Sendo assim, o surgimento desse tipo de tecnologia permite automatizar inúmeras máquinas e processos, resultando em transformações valiosas para as indústrias em suas produções e em seu gerenciamento.

DE QUE FORMA É POSSÍVEL INSERIR A ANÁLISE DE IMAGEM DENTRO DA INDÚSTRIA?

Controle de qualidade

Durante a produção industrial existem diversas fases onde a matéria-prima é inserida, lapidada e posteriormente, finalizada, até tornar-se efetivamente um produto. Dentro desses processos é preciso avaliar e controlar a qualidade desses produtos, de forma que, estes sejam validados para a comercialização, reincluído num processo de “reciclagem” ou refação, ou mesmo descartado, dado como perdido no caso de algum defeito sem reversão.

Neste momento, um equipamento com análise de imagem pode auxiliar, avaliando a qualidade destes produtos, de forma a identificar avarias nos mesmos, reconhecendo pela imagem aqueles que estejam fora do padrão estabelecido de um produto considerado qualificado.

Inspeção

A visão computacional com análise de imagem pode também atuar na inspeção, conferindo e analisando, não somente produtos, mas também, compreendendo processos ocorrentes em uma linha de produção, ficando literalmente “de olho” no início, meio e fim de determinadas atividades, averiguando cada tarefa executada na fabricação corrente, ou por exemplo, no desempenho de repetições de uma máquina de chão de fábrica, conseguindo identificar defeitos caso a máquina apresente comportamento inesperado ou pule erroneamente alguma etapa da produção.

A análise de imagem, quando aplicada nesta função acelera a tomada de decisão e abertura de chamados, caso haja necessidade de pausa de esteira, substituição ou manutenção do equipamento.

Cálculos de produção

Inteligentes, os equipamentos com análise de imagem são capazes de realizar a contagem de itens de uma forma muito mais eficaz, precisa e mais rápida, do que a capacidade humana de contar produtos. Ao aplicar uma análise de imagem em uma esteira de fábrica, por exemplo, é possível programar essa Inteligência Artificial para atuar na contagem de itens movimentados de uma esteira para a outra. Com essa aplicação, a gestão da produção industrial fica muito mais pontual, visto que, números mais exatos de cada linha de produção serão evidenciados.

Contagem de estoque

Da mesma forma que a anterior, a análise de imagem pode colaborar na contagem de itens, caixas e lotes no momento de estocagem ou de saída de produtos para a expedição. Essa funcionalidade otimizará em mais de 100% o fluxo de mercadorias dentro da sua indústria. Dessa maneira, as perdas, extravios e possíveis erros nos lotes de entrega, terão uma queda satisfatória devido à eficiência e exatidão de contagem dessa tecnologia.

Monitoramento de força-tarefa

A identificação de imagem pode atuar na administração da sua equipe de produção. Pensando em uma produção em larga escala, ter ciência de quantos colaboradores estão atuando em cada período, em cada máquina e em cada processo, é importante para acompanhar o desenvolvimento de toda a produção diária. Com isso, é possível verificar as pausas das máquinas, troca de funcionários, horários compridos de execução das atividades, entre outros fatores que incidem sobre o decorrer da produção.

Segurança

Um fator de extrema importância é a capacidade de manter a segurança das pessoas que entram e saem da sua indústria. A análise de imagem pode atuar no reconhecimento de face, agindo na segurança de transeuntes em sua indústria. Um sistema de segurança industrial baseado em Inteligência Artificial com biometria programada, pode tornar-se um aliado na proteção a todos que participam das atividades dentro da sua indústria.

SUA INDÚSTRIA ESTÁ PREPARADA PARA O FUTURO?

Agora que você já conhece todos os benefícios que a análise de imagem pode trazer para dentro da sua indústria, convidamos você a refletir sobre quão importante é adaptar os processos de seu negócio às tecnologias de última geração, trazendo sua indústria para a era 4.0, onde a tecnologia disruptiva e a automatização com Inteligência Artificial tornam-se, o braço direito de um gestor na área industrial!

Conheça mais sobre as benfeitorias que a Inteligência Artificial pode realizar em sua indústria!

Entre em contato conosco e saiba mais sobre como otimizar a sua produção!

Clique no link abaixo e conheça nossas soluções em 
tecnologia, visão computacional, análise de imagem, gestão de ativos, manutenção de facilities, calibração e Inteligência Artificial para indústrias!

Acesse: 
https://materiais.genesisz.net/lp-01-demonstracao-sistema-genesis

Esse artigo ajudou você? 
Deixe a sua opinião logo abaixo, nos comentários! 

GENESIS. O FUTURO É AGORA!

Comentários

Deixe um Comentário


Onde estamos ? clique no mapaFechar Mapa

Entre em Contato

solicite uma demonstração sem compromisso

Telefone

(19) 8311-8453

(19) 983118453 (WhatsApp)

Email

Comercial@genesisz.net

Localização

Rua Doutor Armando Sales de Oliveira numero 551 Taquaral Campinas SP CEP 13076015