Carregando Post...

Indicadores de gestão essenciais em um chão de fábrica.

Métricas adequadas são essenciais para uma boa gestão empresarial e um processo decisório mais rápido e eficaz. Confira aqui os indicadores essenciais para um chão de fábrica.

Indicadores de gestão essenciais em um chão de fábrica.

Métricas de desempenho são muito importantes para aumentar a produtividade. Além disso, com indicadores adequados, o processo de tomada de decisão se torna mais rápido e eficaz.

No chão de fábrica, não é diferente. A área responsável pela linha de produção precisa de indicadores eficazes para que os processos sejam melhorados, a gestão seja adequada e a produtividade aumente.

Por isso, todo chão de fábrica deve adotar indicadores adequados. Confira aqui alguns indicadores essenciais para a sua linha de produção.

O que são indicadores de chão de fábrica?

Os indicadores de chão de fábrica são dados que fornecem informações sensíveis sobre a linha de produção. Eles medem diversos aspectos presentes em atividades do dia a dia do chão de fábrica.

Os indicadores de desempenho são métricas, dados, percentuais, índices e dados em geral que medem os resultados da empresa em equipes, processos, equipes, e da empresa tanto quantitativa quanto qualitativamente.

Simplificando, os indicadores são dados que mostram se os resultados obtidos estão satisfatórios.

No chão de fábrica, esses indicadores mostram informações estratégicas para melhorar a performance da linha de produção. As informações obtidas pelos indicadores mostram os pontos fortes e os pontos a serem melhorados no chão de fábrica.

Isso permite que a gestão seja mais eficiente, pois se terá indicadores precisos da indústria que tornam a tomada de decisão mais rápida e eficiente.

Quais são os indicadores de eficiência essenciais?

Cada indústria possui indicadores próprios necessários para entender as especificidades de sua área.

É fundamental adaptar e entender os indicadores necessários às áreas específicas para se obter dados confiáveis que forneçam informações precisas e úteis sobre o chão de fábrica.

Entretanto, existem indicadores essenciais que permitem ter informações adequadas sobre o chão de fábrica. Confira quais são;

Quantidade de Produtos Produzidos

É fundamental saber a quantidade de produtos que o chão de fábrica está produzindo em um determinado período.

Esse indicador serve tanto para medir o número de produtos de todo o chão de fábrica quanto de setores específicos, ajudando a fazer projeções e identificando possibilidades de melhoria no quantitativo de produção.

Tempo de inatividade

Esse é um indicador para identificar a quantidade de tempo que um equipamento fica sem produzir, ou seja, inativo.

Isso ajuda a entender o impacto da compra de aparelhos na produtividade da linha de produção, além de entender como as falhas estão impactando em sua rentabilidade.

Horas trabalhadas na produção

Esse é outro indicador fundamental para o entendimento da produtividade do chão de fábrica.

Ele permite calcular o tempo decorrido para realizar determinadas atividades do cotidiano do chão de fábrica, identificando locais de atraso, por exemplo, e possibilitando a melhoria dos processos.

Esse indicador ajuda tanto a identificar ineficiências quanto a fazer projeções e decisões sobre a produção com base no tempo e na produtividade da empresa.

Quantidade de lotes rejeitados

Esse indicador mostra a quantidade de lotes com defeitos ou com qualidade inferior ao esperado, possibilitando uma análise qualitativa de medidas que devem ser tomadas.

Ele pode ser feito para a quantidade total de lotes rejeitados, além de poder ser classificado de acordo com o tipo de defeito no lote.

Produtividade homem/hora

Essa métrica calcula a produtividade de acordo com a quantidade de itens produzidos por hora.

É muito usado para calcular a produtividade por hora de funcionários que controlam equipamentos e também para quem trabalha na parte administrativa.

Mean Time Between Failures (MTBF)

O indicador Mean Time Between Failures (MTBF), ou seja, Tempo Médio Entre Falhas, mostra informações relevantes para saber com que frequência determinados problemas ocorrem no chão de fábrica, como a frequência de quebra de aparelhos, por exemplo. 

Mean Time To Repair (MTTR)

O indicador Mean Time To Repair (MTTR), ou Tempo Médio Para Reparo, calcula o tempo médio para execução de um conserto a partir do momento da falha.

É importante para saber o tempo de manutenção dos equipamentos e o quão rápido o chão de fábrica está reagindo a essas falhas.

Quais os benefícios desses indicadores de chão de fábrica para a indústria?

Os indicadores de chão de fábrica evidenciam aspectos sensíveis do dia-a-dia de uma indústria.

Com eles, o processo de gerenciamento de rotinas e atividades se torna mais eficaz, mostrando onde o chão de fábrica precisa ser melhorado para aumentar a sinergia e a produtividade da indústria.

Indicadores eficazes são aqueles que se ajustam às necessidades da indústria, gerando informações e métricas úteis para a melhoria da linha de produção.

Os dados gerados servem de base para a tomada de decisão, tornando-o mais rápido e assertivo.

Como a tecnologia pode ajudar à indústria a ter melhores indicadores

Com o uso de tecnologias, inclusive inteligência artificial, é possível obter-se dados precisos e em tempo real sobre a produtividade.

Sistemas como o da Genesis fornecem soluções completas para não apenas medir os indicadores adequadamente, mas também ter uma melhor visualização desses dados e melhorar a gestão do chão de fábrica. 

A tecnologia utilizada pode te ajudar a transformar as informações obtidas por meio de cálculos de indicadores que entregam resultados mais precisos e confiáveis aos gestores.

Dessa forma, os benefícios dos indicadores de chão de fábrica se dão a nível estratégico e geram efeitos em toda à indústria, possibilitando a redução de custos, aumento de produtividade, e melhoria no processo decisório.

Transforme os seus indicadores em uma ferramenta estratégica de sua indústria agora mesmo. Conheça as soluções inovadoras da Genesis clicando aqui.

Comentários

Deixe um Comentário


Onde estamos ? clique no mapaFechar Mapa

Entre em Contato

solicite uma demonstração sem compromisso

Telefone

(19) 8311-8453

(19) 983118453 (WhatsApp)

Email

Comercial@genesisz.net

Localização

Rua Doutor Armando Sales de Oliveira numero 551 Taquaral Campinas SP CEP 13076015