Indicadores de gestão essenciais em um chão de fábrica.

Métricas adequadas são essenciais para uma boa gestão empresarial e um processo decisório mais rápido e eficaz. Confira aqui os indicadores essenciais para um chão de fábrica.
Indicadores de gestão essenciais em um chão de fábrica.
Métricas de desempenho são muito importantes para aumentar a produtividade. Além disso, com indicadores adequados, o processo de tomada de decisão se torna mais rápido e eficaz.
No chão de fábrica, não é diferente. A área responsável pela linha de produção precisa de indicadores eficazes para que os processos sejam melhorados, a gestão seja adequada e a produtividade aumente.
Por isso, todo chão de fábrica deve adotar indicadores adequados. Confira aqui alguns indicadores essenciais para a sua linha de produção.
O que são indicadores de chão de fábrica?
Os indicadores de chão de fábrica são dados que fornecem informações sensíveis sobre a linha de produção. Eles medem diversos aspectos presentes em atividades do dia a dia do chão de fábrica.
Os indicadores de desempenho são métricas, dados, percentuais, índices e dados em geral que medem os resultados da empresa em equipes, processos, equipes, e da empresa tanto quantitativa quanto qualitativamente.
Simplificando, os indicadores são dados que mostram se os resultados obtidos estão satisfatórios.
No chão de fábrica, esses indicadores mostram informações estratégicas para melhorar a performance da linha de produção. As informações obtidas pelos indicadores mostram os pontos fortes e os pontos a serem melhorados no chão de fábrica.
Isso permite que a gestão seja mais eficiente, pois se terá indicadores precisos da indústria que tornam a tomada de decisão mais rápida e eficiente.
Quais são os indicadores de eficiência essenciais?
Cada indústria possui indicadores próprios necessários para entender as especificidades de sua área.
É fundamental adaptar e entender os indicadores necessários às áreas específicas para se obter dados confiáveis que forneçam informações precisas e úteis sobre o chão de fábrica.
Entretanto, existem indicadores essenciais que permitem ter informações adequadas sobre o chão de fábrica. Confira quais são;
Quantidade de Produtos Produzidos
É fundamental saber a quantidade de produtos que o chão de fábrica está produzindo em um determinado período.
Esse indicador serve tanto para medir o número de produtos de todo o chão de fábrica quanto de setores específicos, ajudando a fazer projeções e identificando possibilidades de melhoria no quantitativo de produção.
Tempo de inatividade
Esse é um indicador para identificar a quantidade de tempo que um equipamento fica sem produzir, ou seja, inativo.
Isso ajuda a entender o impacto da compra de aparelhos na produtividade da linha de produção, além de entender como as falhas estão impactando em sua rentabilidade.
Horas trabalhadas na produção
Esse é outro indicador fundamental para o entendimento da produtividade do chão de fábrica.
Ele permite calcular o tempo decorrido para realizar determinadas atividades do cotidiano do chão de fábrica, identificando locais de atraso, por exemplo, e possibilitando a melhoria dos processos.
Esse indicador ajuda tanto a identificar ineficiências quanto a fazer projeções e decisões sobre a produção com base no tempo e na produtividade da empresa.
Quantidade de lotes rejeitados
Esse indicador mostra a quantidade de lotes com defeitos ou com qualidade inferior ao esperado, possibilitando uma análise qualitativa de medidas que devem ser tomadas.
Ele pode ser feito para a quantidade total de lotes rejeitados, além de poder ser classificado de acordo com o tipo de defeito no lote.
Produtividade homem/hora
Essa métrica calcula a produtividade de acordo com a quantidade de itens produzidos por hora.
É muito usado para calcular a produtividade por hora de funcionários que controlam equipamentos e também para quem trabalha na parte administrativa.
Mean Time Between Failures (MTBF)
O indicador Mean Time Between Failures (MTBF), ou seja, Tempo Médio Entre Falhas, mostra informações relevantes para saber com que frequência determinados problemas ocorrem no chão de fábrica, como a frequência de quebra de aparelhos, por exemplo.
Mean Time To Repair (MTTR)
O indicador Mean Time To Repair (MTTR), ou Tempo Médio Para Reparo, calcula o tempo médio para execução de um conserto a partir do momento da falha.
É importante para saber o tempo de manutenção dos equipamentos e o quão rápido o chão de fábrica está reagindo a essas falhas.
Quais os benefícios desses indicadores de chão de fábrica
para a indústria?
Os indicadores de chão de fábrica evidenciam aspectos sensíveis do dia-a-dia de uma indústria.
Com eles, o
processo de gerenciamento de rotinas e atividades se torna mais eficaz,
mostrando onde o chão de fábrica precisa ser melhorado para aumentar a sinergia
e a produtividade da indústria.
Indicadores eficazes são aqueles que se ajustam às necessidades da indústria, gerando informações e métricas úteis para a melhoria da linha de produção.
Os dados gerados servem de base para a tomada de decisão, tornando-o mais rápido e assertivo.
Como a tecnologia pode ajudar à indústria a ter melhores indicadores
Com o uso de tecnologias, inclusive inteligência artificial, é possível obter-se dados precisos e em tempo real sobre a produtividade.
Sistemas como o da Genesis fornecem soluções completas para não apenas medir os indicadores adequadamente, mas também ter uma melhor visualização desses dados e melhorar a gestão do chão de fábrica.
A tecnologia utilizada pode te ajudar a transformar as informações obtidas por meio de cálculos de indicadores que entregam resultados mais precisos e confiáveis aos gestores.
Dessa forma, os benefícios dos indicadores de chão de fábrica se dão a nível estratégico e geram efeitos em toda à indústria, possibilitando a redução de custos, aumento de produtividade, e melhoria no processo decisório.
Transforme os seus
indicadores em uma ferramenta estratégica de sua indústria agora mesmo. Conheça
as soluções inovadoras da Genesis clicando aqui.
Comentários