Carregando Post...

Indústria 4.0: por que implementar a tecnologia de fábricas inteligentes? Descubra tudo neste artigo!

Entenda quais são os principais benefícios desse tipo de tecnologia

Introdução

Também conhecida como a Quarta Revolução Industrial, a Indústria 4.0 engloba tecnologias como, por exemplo, a Inteligência Artificial, a robótica, os armazenamentos em nuvem e a Internet das Coisas (IoT), sendo uma das pioneiras no conceito de inovação e eficiência de desempenho no trabalho da indústria.

Mas, você, gestor, sabe exatamente como essa tecnologia pode ser implementada na sua empresa e transformá-la em uma fábrica inteligente? Vamos te explicar neste artigo!

O que é e quais as vantagens da Indústria 4.0? 

A Indústria 4.0 nada mais é do que a automação industrial integrada a diferentes tecnologias como, por exemplo, a Inteligência Artificial, com o intuito de modernizar e agilizar os processos industriais, melhorando assim, seu desempenho e a produtividade.

Entre os conceitos de desenvolvimento da Indústria 4.0 estão a capacidade de operação das máquinas em tempo real; a virtualização dos processos, dando a possibilidade de rastrear cada um deles; a descentralização das tomadas de decisão, pois as máquinas passam a fornecer informações sobre seus funcionamentos e, com isso, o trabalho se torna mais prático; a orientação aos serviços através da Internet das Coisas e a modularidade, ou seja, a produção de acordo com a demanda.

Com esses pilares, a tecnologia se baseia na Internet das Coisas, para troca de informações; no Big Data Analytics, onde as informações de conexão, cloud, cyber, conteúdo, comunidade e customização são consideradas as mais relevantes; e na segurança, onde todos esses processos permitem o bom funcionamento da Indústria 4.0.

Entre as principais vantagens da Indústria 4.0 estão:

  • Aumento da competitividade: com o investimento nesta tecnologia, as indústrias obtêm uma excelente vantagem competitiva perante seus concorrentes diretos;

  • Aumento da eficiência: com a automação, é possível ter mais eficiência nos processos e reduzir os erros;

  • Inovação: apenas por implementar esse tipo de tecnologia a empresa já está dando um grande passo na inovação do seu negócio, além de ser mais fácil a idealização de novos produtos ou serviços;

  • Redução de custos: com a minimização dos erros, automatização de processos e diminuição de desperdício da matéria-prima, os orçamentos ficam mais enxutos, sendo possível conter qualquer gasto desnecessário.

Ou seja, cada vez que uma nova forma de produzir, seja com a Indústria 4.0 ou com outra tecnologia desenvolvida, a estimativa é de que a indústria reduza, no mínimo, R$73 bilhões de custos ao ano, segundo levantamento realizado pela Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI).

As Fábricas Inteligentes vieram para mudar o mercado?

As Fábricas Inteligentes estão ligadas ao uso da tecnologia da Indústria 4.0, responsáveis por otimizar e aumentar a produtividade, além de automatizar processos.

O principal objetivo deste modelo de negócio é aproveitar os dados processados, ou o Big Data, para encontrar soluções para potencializar a produtividade e o tempo gasto na produção.

Entre as principais características de uma Fábrica Inteligente, estão:

  • Produção ágil;

  • Processos mais seguros;

  • Tomada de decisão baseada em dados de relatórios;

  • Soluções inteligentes.

Seus benefícios podem ser vistos nas fases de produção, da matéria-prima até o pós-venda, além da otimização da eficiência e produtividade da empresa, aumentando assim, os recursos e a manufatura. E, entre eles, estão:

  • Automação: com isso, é possível elevar o nível de produtividade da indústria;

  • Redução de custos: quando em pleno funcionamento, as Fábricas Inteligentes reduzem drasticamente a existência de erros;

  • Constante otimização: com ela, é possível identificar as chances de crescimento e tomar decisões para que isso ocorra da melhor forma possível.

Ainda neste cenário, podemos dividir uma Fábrica Inteligente em quatro níveis, sendo eles: dados disponíveis, quando as informações estão disponíveis, mas não são acessíveis para 'leigos'; dados acessíveis, quando eles estão organizados e simplificados, gerando um fácil entendimento das informações disponíveis; dados ativos, oriundos do trabalho das máquinas e da inteligência artificial, sendo capazes de gerar análises sem a necessidade de supervisão humana; dados orientados para ações, podendo ser geradas soluções para os problemas identificados em estágios anteriores.

Com isso, podemos perceber que as Fábricas Inteligentes conseguem simplificar e otimizar o trabalho da indústria com toda sua capacidade tecnológica, além de melhorar as etapas de produção, suas análises e o atendimento ao consumidor.

5 Benefícios de implantar a Fábrica Inteligente em sua indústria!

Com a Indústria 4.0, as Fábricas Inteligentes têm mais agilidade, um melhor desempenho na qualidade de seus dados analisados, redução de custos e agilidade nas operações.

E, entre os benefícios de implementar esse tipo de tecnologia a sua indústria, estão:

  • Infraestrutura flexível: a implementação de robôs as atividades da fábrica auxiliam a movimentar a logística interna de forma rápida, prática e inteligente melhorando a linha de produção;

  • Operações adaptáveis: com os robôs, as tarefas se tornam mais flexíveis e adaptadas às necessidades comerciais da indústria, podendo modificar a ordem das operações realizadas e concluídas de acordo com a demanda;

  • Suprimentos otimizados: aqui, os resultados podem se adaptar às suas necessidades para dar prioridade as novas informações apresentadas nos relatórios, sendo essa uma prática do monitoramento inteligente;

  • Produtividade: com a implementação de robôs e outros tipos de tecnologia já citados neste artigo, a produtividade é elevada gerando mais ganhos a empresa;

  • Lucros: com a produtividade vem o aumento da receita. Segundo o relatório da Deloitte e da Manufacturers Alliance for Productivity and Innovation (MAPI), as Fábricas Inteligentes aumentam em até 12% os lucros das fábricas.

A Genesis avança com a tecnologia, você também deveria! 

Como podemos perceber, as Fábricas Inteligentes aliadas à tecnologia da Indústria 4.0 são fundamentais para o avanço de uma indústria que quer crescer em seu mercado, principalmente por melhorar sua competitividade perante os concorrentes e seus resultados.

E, se você procura implementar esse tipo de tecnologia na sua indústria, a Genesis pode te ajudar!

Nossa Inteligência Artificial, que é capaz de aprender, raciocinar, perceber e deliberar funções, atrelada ao Business Intelligence pode montar análises avançadas sobre os seus processos de forma única e disruptiva para que sua indústria avance tecnologicamente cada vez mais.

 [QUERO CONHECER O SISTEMA GENESIS]

Comentários

Deixe um Comentário


Onde estamos ? clique no mapaFechar Mapa

Entre em Contato

solicite uma demonstração sem compromisso

Telefone

(19) 8311-8453

(19) 983118453 (WhatsApp)

Email

Comercial@genesisz.net

Localização

Rua Vasco Fernandes Coutinho, 363 - Jardim Nossa Senhora Auxiliadora - Campinas/SP – CEP: 13076-261