Carregando Post...

INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL APLICADA À SEGURANÇA DO TRABALHO. SAIBA MAIS!

A tecnologia não para de nos proporcionar soluções em inúmeros ramos de atuação!

A Inteligência Artificial agora está sendo trabalhada para também atender à área da segurança do trabalho.

SEGURANÇA

Em organizações que demandam atividades de pequeno, médio ou alto grau de periculosidade, ou mesmo atividades que podem gerar algum tipo de risco para o trabalhador, sempre se torna necessário o incentivo de ações de proteção ao operário.

Indústrias de inúmeros segmentos, manutenções de máquinas pesadas, mineradoras, construtoras e fabricante de produtos químicos são alguns exemplos de empreendimentos que possuem esse tipo de atividade com um grau mais elevado de perigo ao trabalhador.

Entretanto, qualquer empresa pode – e deve – ter como premissa a segurança do trabalhador, independentemente do nível de periculosidade embutido.

DIFICULDADES

São muitas as dificuldades do mundo empresarial, industrial e corporativo em oferecer uma segurança de qualidade aos seus colaboradores. Um exemplo para ilustrar, é uma indústria química conseguir proteger seus operadores 100% de todos os riscos, pois, em alguns casos, somente o uso de equipamentos de proteção individual (EPIs) pode não ser suficiente.

Quando
pensamos em EPIs, lembramos diretamente de equipamentos, desde as máscaras comuns até máscaras bloqueadoras de gás e resíduos, respiradores, óculos protetores, vestimentas antichamas, luvas e semelhantes.

Ainda assim, a segurança do trabalho em algumas áreas demanda necessidades ainda mais específicas e é neste momento que entra o fato de custos elevados com muito mais do que apenas EPIs para o trabalhador, mas fatos como: estruturas apropriadas, equipamentos inteligentes, ventilação salubre, regulagem de temperaturas, purificadores, filtros e monitoramento antiacidentes.

INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL e IoT

O vasto progresso da ciência com a Inteligência Artificial de todos os cantos do mundo, pôde proporcionar, a criação de itens inimagináveis e altamente funcionais para o dia a dia de diversas pessoas e corporações.

Atualmente, foi percebida uma grande necessidade de ampliar as medidas de segurança do trabalho e proteger ainda mais o trabalhador de riscos e acidentes, ao mesmo tempo em que barateia os custos empresariais com essa questão.

Com essa visão, surge a ideia da utilização da integração da Inteligência Artificial com a Internet of Things (IoT) para inovar no âmbito da segurança do trabalho.

A IoT transforma objetos (coisas) em integrações fantásticas com o uso da internet e da Inteligência Artificial. Por meio da ligação de machine learning, redes neurais, visão computacional, 
análise de imagem e muitos outros recursos tecnológicos, é possível realizar a integração inteligente em equipamentos, que se tornarão funcionais para ações de força-tarefa de alta segurança.

APLICAÇÃO DA IA E IoT NA SEGURANÇA DO TRABALHO

Com essa possibilidade, já foram criados inúmeros equipamentos que substituem o trabalho humano, retirando a obrigatoriedade de o colaborador participar de determinadas funções de alta periculosidade. Uma máquina inteligente aprendendo e reproduzindo o trabalho humano
evita que pessoas precisem passar por situações de sobrecarga e até mesmo de riscos de vida.

Um grande exemplo dessa substituição, são as atividades dentro da indústria automobilística. Atualmente, são inúmeras as máquinas e robôs que vêm sendo integrados à Inteligência Artificial e à Internet of Things para tarefas mais robustas, como solda de veículos, encaixes, mobilidade de grandes peças, levantamento de alguns pesos e até, posteriormente, para testes de validação de veículos, com testes automatizados que dispensam a presença física de um colaborador. Desta maneira,
evita-se a exposição do ser humano a estas atividades de risco.

A Inteligência Artificial e a Internet of Things, agindo em conjunto, também são capazes de
prever e resolver determinados problemas de segurança, antes mesmo que esses problemas venham a acontecer!

Essa dupla é capaz de
perceber e exterminar os riscos dentro do local de trabalho, coletando e transmitindo dados em tempo real.

Por meio de equipamentos com sensores e dispositivos conectados torna-se possível o rastreamento desde a saúde do trabalhador, até as condições ambientais e salubridade do local de trabalho.

Nesse contexto, uma IA com
visão computacional consegue, por exemplo, detectar se um funcionário está utilizando do equipamento de maneira correta para tais atividades, além de averiguar se o mesmo está devidamente enroupado com os trajes e EPIs necessárias para determinada atividade e momento. Quem garante essa solução são recursos de IA e IoT, mais o “plus” da visão computacional, programadas especificamente para a segurança do trabalho.

É possível, também, que uma IA
identifique situações de complicação como, por exemplo, reconhecer que um colaborador está em uma área perigosa, em que ele não deveria estar naquele momento e imediatamente, interceder por socorro, via coleta e transmissão de dados em tempo real ao ente responsável pela segurança do trabalhador.

Com dispositivos de IoT e IA é possível, inclusive, desenvolver
o monitoramento das condições biológicas do trabalhador como, por exemplo, monitorar a frequência cardíaca, medir o nível de oxigênio no sangue, o grau de temperatura da pele e até a atividade cerebral de um funcionário em atividade, na prontidão de buscar sinais de astenia, hipertermia ou hipotermia, desidratação, intoxicação química e até doenças!

PREVENÇÃO DE ACIDENTES

Seguindo essa mesma linha de
prevenção de acidentes, a IA pode ser programada para emitir alertas instantâneos sobre a proximidade de áreas de risco e alertas de fatores externos como vibrações, ruídos e qualidade do ar e da água.

Da mesma maneira, a Inteligência Artificial pode ser planejada para monitorar o funcionamento dos equipamentos de uma organização, viabilizando a tomada de decisão ao emitir alertas de falhas, danos, quebra e desregulagem de equipamentos. Esse processo é possível, inclusive, por meio de sistemas de gestão via 
mobile e controle de ativos.

Reduzir as fatalidades no ambiente de trabalho, é sem dúvida alguma uma das maiores funções atreladas à Inteligência Artificial neste ano de 2021. Essa funcionalidade está sendo desenvolvida e direcionada, tanto para ambientes em atividades rurais, quanto para atividades urbanas, basta apenas reconhecer a necessidade de ampliar a segurança do trabalho local.

Inúmeras outras funcionalidades podem ser enaltecidas neste artigo pelo motivo de que a Inteligência Artificial continuará sempre em desenvolvimento e a cada dia mais, disponibilizada para atuar na segurança humana em inúmeras atividades e segmentos.

QUER SABER MAIS?

Nós da GENESIS temos plena certeza de que esse artigo despertou a sua curiosidade sobre esse assunto!

Se você é gestor de um empreendimento e quer saber ainda mais sobre como aplicar a Inteligência Artificial para melhorar a segurança do trabalho dentro de sua empresa
e/ou industria, clique diretamente no link abaixo e converse conosco!

Somos uma empresa de criação de recursos altamente tecnológicos, disruptivos e de última geração!

Converse conosco e conheça mais das nossas soluções!

Acesse:
https://materiais.genesisz.net/lp-01-demonstracao-sistema-genesis

 

Este artigo ajudou você?

Deixe um comentário para nós, logo abaixo!

Comentários

Deixe um Comentário


Onde estamos ? clique no mapaFechar Mapa

Entre em Contato

solicite uma demonstração sem compromisso

Telefone

(19) 8311-8453

(19) 983118453 (WhatsApp)

Email

Comercial@genesisz.net

Localização

Rua Doutor Armando Sales de Oliveira numero 551 Taquaral Campinas SP CEP 13076015