Carregando Post...

Já pensou em unir o Business Intelligence com a Inteligência Artificial em sua Indústria? A Genesis SIM!

🔵 Introdução

Toda e qualquer empresa que precisa tomar uma decisão rápida e não conta com a ajuda da tecnologia para isso, sofre um pouco. E, se você gestor, tem dificuldade na hora de tomar decisões relevantes para a sua indústria, nós temos uma fórmula para te ajudar. É o método de Business Intelligence (BI), que analisa dados e soluciona problemas com uma maior facilidade.

Mas, você já pensou em unir o Business Intelligence a Inteligência Artificial (IA)? Neste artigo iremos te explicar como fazer isso de forma eficiente em sua indústria. 

🔵 O que é Business Intelligence? E, porquê ele é tão importante?

O Business Intelligence (BI) nada mais é do que uma combinação de análises empresariais com exploração de dados para apoiar as tomadas de decisão dos negócios. Ou seja, eles dão suporte com apresentação de dados concretos e encaminham as decisões que a gerência precisa tomar para que o negócio continue no caminho certo.

Com isso, empresas que possuem boas estratégias de Business Intelligence têm vantagens diferenciadas em relação à concorrência, como, por exemplo, a fácil identificação de riscos e oportunidades de expansão do negócio no mercado, além de um maior conhecimento dos gostos dos clientes e fornecedores.

Entre os processos presentes nessa tecnologia, estão:

  • Mineração de dados: aqui, a máquina consegue interpretar os dados da empresa e revelar as tendências do mercado;

  • Desenvolvimento de relatórios: nesta fase, os dados gerados são anteriormente postos em formato de relatório para facilitar o estudo dos mesmos e ajudar na hora de tomar a decisão;

  • Métricas de desempenho e análise descritiva: a tecnologia compara dados de desempenho com as metas de curto, médio e longo prazo pré-estabelecidas da empresa para entender se as tomadas de decisão estão sendo feitas de acordo com o que foi pensado anteriormente;

  • Consultas: aqui, é possível fazer perguntas aos dados e receber respostas mais assertivas sobre os questionamentos;

  • Análise estatística: é realizada a exploração dos dados em sua forma mais profunda para determinar porque ocorreu aquele resultado.

Ou seja, o Business Intelligence ajuda na compreensão dos dados e informações que uma empresa gera todos os dias, meses e anos para que sejam idealizadas estratégias ideais para cada período, garantindo assim, uma posição de competitividade ao seu negócio e para que você, gestor, consiga acompanhar o andamento do planejamento e se estão sendo realizado de forma eficaz.

Atualmente, algumas empresas utilizam o Business Intelligence como uma estratégia de divulgação dos produtos ou serviços, captação de leads, organização de CRM e outras situações.

🔵 E a Inteligência Artificial, o que é?

A Inteligência Artificial (IA) é uma tecnologia que permite que um sistema simule ações humanas, como, por exemplo, fazer atendimento ao cliente de forma autônoma, sem o auxílio de um humano.

Atualmente, as IAs são encontradas em chatbots, assistentes inteligentes e automações em aparelhos eletrônicos, como TVs e geladeiras. Sendo assim, podemos definir a IA como a capacidade das máquinas pensarem e agirem como seres humanos, nos quesitos de aprender, se comunicar e raciocinar quando posicionadas em situações específicas.

Além disso, essa tecnologia também é um campo de estudo acadêmico conhecido como 'agentes inteligentes', onde é estudado como e qual é a melhor forma de se implementar a Inteligência Artificial em um ambiente, além de estar ligada ao Machine Learning, que como falamos em nosso artigo anterior, é dividido nas abordagens supervisionada e não supervisionada, e auxiliam as máquinas a aprimorar os padrões para melhorar sua utilização.

Entre os benefícios de implementar a IA a sua indústria, estão:

  • Tomadas de decisões mais assertivas: com ela, você gestor, é capaz de organizar e conferir detalhadamente todos os dados gerados pelas máquinas para montar suas estratégias da melhor forma;

  • Escalabilidade: com a IA, é possível desenvolver estratégias comerciais mais segmentadas e precisas para cada tipo de cliente do seu negócio, aumentando as chances de você vender seu produto ou serviço com maior facilidade;

  • Otimização do atendimento: com a utilização das automações de chatbot, os atendimentos passam a ser feitos com mais rapidez e satisfação aos clientes.

Ademais, a Inteligência Artificial também pode ser aplicada em áreas como financeiro, recursos humanos, marketing, operações e produção.

🔵 Qual a diferença entre o BI e a IA? E como uni-las?

Se nós perguntarmos as diferenças dessas duas tecnologias, você sabe dizer com certeza ou ainda está achando-as bem parecidas? Vamos simplificar ainda mais tudo que já te falamos.

O Business Intelligence é capaz de fornecer as informações para tomadas de decisões estratégicas. Já a Inteligência Artificial, é um sistema que auxilia o ser humano a tomar decisões de forma mais rápida com a apresentação de diversos dados.

E, se as duas tecnologias forem aplicadas em conjunto, é possível potencializar a produção de insights, a análise de dados dos clientes e a capacidade preditiva. Desse modo, unindo-as, é possível ter mais eficiência na segurança das informações geradas pelas análises de dados, ter mais oportunidades de negócio e um maior monitoramento da concorrência.

E, com a Genesis, você é capaz de gerenciar os equipamentos dos clientes e seus contratos de maneira inovadora com análises preditivas e avançadas de forma única e disruptiva, com a união do Business Intelligence a Inteligência Artificial.

🔵 A Genesis pensando em tudo para te oferecer o melhor!

Com todo o avanço tecnológico, podemos perceber que, atualmente, ter uma gestão com base em dados é uma obrigação de qualquer indústria e quem tiver os melhores softwares com aplicação de Business Intelligence e Inteligência Artificial vai se destacar no mercado. Por isso, a Genesis é a melhor opção para você!

O sistema Genesis 4.0 é capaz de reduzir os custos e aumentar a produtividade com a automação de processos, já que nossa tecnologia atende Assistência Técnica, Manutenção Predial, Fabricantes de Equipamentos e a Manutenção Industrial. Além de maximizar a eficiência com soluções de Engenharia de dados, Analytics, Inteligência Artificial e IoT.  

Comentários

Deixe um Comentário


Onde estamos ? clique no mapaFechar Mapa

Entre em Contato

solicite uma demonstração sem compromisso

Telefone

(19) 8311-8453

(19) 983118453 (WhatsApp)

Email

Comercial@genesisz.net

Localização

Rua Vasco Fernandes Coutinho, 363 - Jardim Nossa Senhora Auxiliadora - Campinas/SP – CEP: 13076-261