Carregando Post...

Manutenção preditiva na Indústria. Entenda o que é e como aplicar.

A Manutenção preditiva é essencial para se evitar gastos e inconvenientes desnecessários na indústria.

Ela é baseada em análises e condições de variáveis dos equipamentos para prever e inibir problemas, encontrado o intervalo em que as máquinas precisam de intervenção.

A manutenção preditiva pode ser aplicada em qualquer equipamento, esteja ele em uso ou não, e mesmo em equipamentos em bom funcionamento.

O monitoramento constante e sistêmico dos equipamentos é a premissa básica da manutenção preditiva. Ela deve ser feita em ciclos, com prazos definidos, analisando componentes e prevendo possíveis problemas futuros.

Ela também deve ser feita ao se identificar erros, como ruídos ou problemas nos equipamentos. Entretanto, ela não se limita a essas situações, e é exatamente o que faz dela preditiva.

Para estabelecer os ciclos da manutenção preditiva, é preciso criar um cronograma para a análise sistêmica periódica dos equipamentos.

Quais são os tipos de manutenção existentes?

Os tipos de manutenção podem ser divididos em: manutenção corretiva, manutenção preventiva, e manutenção preditiva.

A manutenção corretiva é aquela em que se busca corrigir de forma imediata os problemas conforme eles surgem. Não é uma manutenção programada e pode envolver riscos ao bom funcionamento da máquina.

Já a manutenção preventiva consiste de uma série de estratégias para monitoramento e controle as máquinas, visando à diminuição ou até mesmo inibição de problemas e falhas.

Com um cronograma funcional, é possível reduzir os custos de manutenção e aumentar o desempenho e vida útil das máquinas. Assim como a manutenção preditiva, a manutenção preventiva visa evitar erros futuros.

Por fim, a manutenção preditiva possui cronogramas de inspeções sistemáticas que levam em consideração as reais circunstâncias atuais das máquinas de acordo com dados levantados através de monitoramentos e inspeções.

É um processo voltado para a vida útil das máquinas e equipamentos, buscando sua maior eficácia. Além disso, a manutenção preditiva agiliza e otimiza o processo

de produção. Com ela, é possível identificar pequenas irregularidades e evitar que elas se tornem grandes falhas e afetem a produção como um todo.

Como a manutenção preditiva é feita?

Inicialmente, é preciso um planejamento para que a manutenção preditiva seja feita com sucesso.

É preciso que haja um cronograma de inspeção das ferramentas e máquinas para sua correta manutenção. A partir desse momento, são coletados dados de desempenho padrão das máquinas  nas inspeções.

Em datas específicas, é feito o acompanhamento dessas máquinas, com um sistema de melhoria contínua a partir da manutenção preditiva.

Aplicando a manutenção preditiva: Planejamento na manutenção preditiva

Nessa etapa, todo o processo de manutenção é organizado, agendando-se as inspeções e outras intervenções cabíveis.

Sistemas como o da GENESIS permitem uma melhor visualização e controle das inspeções, e de informações relevantes, cálculos de custos, material das operações, etc.

O planejamento é fundamental para que a manutenção siga um cronograma lógico e que leve em consideração todos os lados levantados sobre as máquinas e equipamentos.

Além disso, é a partir do planejamento que se organiza todos os passos da manutenção preditiva.

Aplicando a manutenção preditiva: Técnicas de manutenção preditiva

A manutenção preditiva possui técnicas próprias que tornam sua aplicação possível. Pode-se citar dentre as suas técnicas o uso de equipamentos de termografia, radiografia, ultrassonografia, etc.

A intenção é levantar o máximo de dados possível sobre as máquinas e, a partir dessas técnicas, identificar erros e pontos em que as máquinas podem sofrer danos (prever antes que os problemas estejam presentes). As principais técnicas de manutenção preditiva são:

Análise de vibração.  Essa técnica detecta defeitos-chave que possam levar a outros problemas maiores nas máquinas. As falhas são encontradas a partir de taxas de variação das forças dinâmicas geradas que afetam o nível de vibração. Essa técnica é capaz de encontrar falhas como desnivelamento e desbalanceamento de peças, desgates, falta de lubrificação, folgas, etc.

Ultrassom. É utilizado para detectar vazamentos em sistemas de transporte de ar comprimido, vapor e outros gases.

Inspeção visual. Como o próprio nome já diz, é a verificação visual do estado das máquinas e equipamentos para detectar falhas e erros.

Manutenção preditiva: Benefícios

Diversas são as vantagens trazidas pela manutenção preditiva, sendo a principal delas o aumento dos lucros em decorrência dos efeitos desse tipo de manutenção. A redução do tempo de parada de produção a partir das inspeções da manutenção preditiva são fundamentais para esse aumento de lucros.

Além disso, o melhoramento contínuo aumenta a confiabilidade  segurança dos equipamentos, a partir do acompanhamento, predição e solução de (possíveis) problemas. O conhecimento das falhas existentes e previstas torna o tempo de inatividade das máquinas menor, aumentando a produtividade.

Manutenção preditiva: Objetivos

Como se percebe, a manutenção preditiva é fundamental para que gastos e interrupções de produção sejam evitados. Contudo, há mais objetivos desse tipo de manutenção. Os principais objetivos da manutenção preditiva são:

  • Determinar a necessidade de serviços de reparo em um equipamento ou máquina com antecedência;
  • Descartar que máquinas e equipamentos sejam desmontados em inspeção sem necessidade;
  • Maximizar a disponibilidade e vida útil de máquinas e equipamentos;
  • Contenção do número de danos;
  • Aumentar o nível de confiabilidade de máquinas e equipamentos.

A GENESIS pode te ajudar a implantar a manutenção preditiva em sua indústria. Com sistemas e projetos de inteligência artificial, a GENESIS torna mais fácil diversas etapas da manutenção. Alguns serviços do Sistema são:

  • ENGENHARIA CLÍNICA
  • ASSISTÊNCIA TÉCNICA
  • CALIBRAÇÃO
  • INDÚSTRIAS E FABRICANTES
  • MANUTENÇÃO GERAL, PREDIAL E FACILITIES
  • DASHBOARD PREDITIVO
  • BI BUSINESS INTELLIGENCE COM INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL
  • INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL

Dessa forma, o sistema disruptivo da GENESIS permite que sua empresa aplique não apenas a manutenção preditiva, mas também uma série de inovações e tecnologia para que a sua empresa atinja o mais alto nível de inovação. Clique aqui e conheça agora mesmo. 

Comentários

Deixe um Comentário


Onde estamos ? clique no mapaFechar Mapa

Entre em Contato

solicite uma demonstração sem compromisso

Telefone

(19) 8311-8453

(19) 983118453 (WhatsApp)

Email

Comercial@genesisz.net

Localização

Rua Doutor Armando Sales de Oliveira numero 551 Taquaral Campinas SP CEP 13076015