Carregando Post...

O impacto da Inteligência Artificial nas indústrias: performance e crescimento

A Inteligência Artificial nas indústrias é uma forma de se manter competitivo no mercado. Para isso, é preciso ser inovador!

Introdução

Todo o mercado vem sendo impactado por novas tecnologias e uma delas é a implementação da Inteligência Artificial nas indústrias. A qual vem se mostrando muito relevante no meio.

A IA utiliza um conjunto de técnicas para ler e aprender dados. Assim, emulando um ser humano, a fim de que o desempenho da indústria seja potencializado.

É com o auxílio da Inteligência Artificial que as indústrias têm tido suas atividades otimizadas, mostrando mais rapidez e eficiência na obtenção de resultados. 

E, neste artigo, você irá entender mais sobre como esta tecnologia pode ajudar no desempenho da sua indústria.

A relação da Inteligência Artificial com a Indústria

Dentro da indústria, a inteligência artificial vem se mostrando cada vez mais notável no quesito de automação de processos. Além do auxílio na prevenção de danos de equipamentos. Isso porque ajuda a identificar antecipadamente. Portanto, problemas que podem vir a ocorrer no maquinário.

Além de outros benefícios como a identificação de anomalias, que analisa as informações da máquina, monitorando o funcionamento dela. Um outro benefício que merece ser destacado, é a formação de um banco de dados recheado. Alimentado de forma constante, e que por meio dele, é possível identificar padrões para que uma estratégia de produção e vendas seja montada.

Impacto no Brasil

A utilização de inteligência artificial na indústria já é uma realidade, porém, no Brasil, ainda é encontrada uma certa dificuldade na implementação desta tecnologia.

Já que para que seja bem aproveitada, todos os processos dentro da empresa precisam ser digitalizados para que haja um bom aproveitamento dos dados. Além de mantê-los seguros, uma vez que essa tecnologia proporciona mais segurança aos dados da indústria.

Segundo o site Tractian, a indústria brasileira ainda está no início no que diz respeito à implementação de tal inovação. Isso devido a falta de celeridade na migração para o digital. A qual se dá, em boa parte, pela falta de uma mão de obra devidamente qualificada.

Aplicações da Inteligência Artificial nas indústrias

A automação, gerando redução de custos, é um dos benefícios mais notáveis do uso de inteligência artificial neste mercado. Além dos benefícios falados anteriormente, como a prevenção de danos e a identificação de anomalias.

A IA pode ser aplicada em diferentes processos dentro de uma indústria. Na automação de processos, economia de energia, segurança de dados, mais controle de qualidade no que está sendo produzido e identificação de possíveis flutuações inesperadas, que podem vir a gerar custo.

Efeitos da falta de tecnologia

Tendo em vista os benefícios que a aplicação da inteligência artificial na indústria causa, é possível prever o que a falta dela pode vir a causar.

Processos de tomada de decisão demorados, gastos desnecessários que poderiam ter sido evitados com o uso de uma IA como a manutenção de uma máquina, por exemplo. São diversos os impactos negativos que a falta desta tecnologia pode acarretar.

E vale lembrar que ao não investir na transformação digital de uma empresa, a tendência é que ela se torne menos competitiva e acabe ficando atrás dos concorrentes.

Conheça os benefícios da IA na performance e no crescimento industrial

E é por isso que agora, você irá conhecer mais detalhadamente os benefícios de se implementar uma inteligência artificial na sua indústria.

Pois por mais que pensemos que inteligência artificial é algo do futuro, ela se faz mais presente do que nunca nas empresas, fazendo com elas se potencializem no mercado atual.

Performance

Quando há integração homem e máquina, a IA se consolida dentro da indústria na automatização de processos. E a utilização deste recurso não quer dizer que o ser humano pode ser substituído. Mas quer dizer que a sintonia entre os dois irá fazer com que a empresa seja cada vez mais produtiva.

Para se manter competitivo no mercado, é necessário acompanhar o processo evolutivo da tecnologia. É por meio da inteligência artificial que indústrias estão se mostrando cada vez mais ágeis em suas produções. E, também, mais eficientes de forma a entregar agilidade e qualidade. Pois a IA aprende e identifica padrões e está sempre melhorando o próprio funcionamento.

E se falando de competitividade no mercado, para que isso seja real, é necessário estar sempre modernizando para não ficar atrás dos concorrentes. E essa modernização impacta diretamente na qualidade do produto final, entregando sempre o melhor.

Contribui, também, para produções em grande escala, já que a capacidade de estoque pode ser aumentada, mas se deve ter atenção para não produzir além e ficar com produtos parados.

A aplicação da inteligência artificial não se restringe apenas ao maquinário de uma indústria, é possível utilizá-la no setor de transporte da empresa, alinhando ele ao setor de produção. Podemos tomar decisões estratégicas ligadas ao chão de fábrica, fazendo com que gargalos sejam diminuídos por meio de indicadores mais assertivos. 

E isso se dá, pois por meio da IA, a comunicação entre todos os setores é uma realidade, pois o compartilhamento de informações se dá de forma mais ágil.

Crescimento

Este é um cenário que torna cada vez mais evidente o crescimento exponencial  potencializado pela implementação de inteligência artificial na indústria. Já que ela possibilita a otimização de processos em diversos, senão todos, os setores de uma empresa.

Assim, a IA ajuda na execução de processos repetitivos e burocráticos, fazendo com que a mão de obra volte ppara atividades mais produtivas e estratégicas. Ou seja, que venham a gerar lucro para a indústria.

A implementação de inteligência artificial ajuda a agregar ainda mais valor à organização, fazendo com que ela atraia mais lucro. E, para isso, é necessário que haja maturidade de todos os colaboradores. Assim, há o entendimento dos processos digitais para utilizá-los em sua plenitude. Promovendo integração entre os setores, mais visibilidade, transparência, autonomia e agilidade.

Alcance as metas com a Inteligência Artificial em indústrias

E para ajudar a sua indústria a crescer cada vez mais, a Genesis dispõe de soluções inovadoras para a gestão industrial e a nossa Inteligência Artificial. Tem a capacidade de aprender, raciocinar e decidir de forma estratégica e inteligente.

Pois a automação gera otimização, agilidade, produtividade e lucratividade.

Solicite já uma demonstração gratuita!

Comentários

Deixe um Comentário


Onde estamos ? clique no mapaFechar Mapa

Entre em Contato

solicite uma demonstração sem compromisso

Telefone

(19) 8311-8453

(19) 983118453 (WhatsApp)

Email

Comercial@genesisz.net

Localização

Rua Vasco Fernandes Coutinho, 363 - Jardim Nossa Senhora Auxiliadora - Campinas/SP – CEP: 13076-261