Carregando Post...

Quais as vantagens da gestão de ativos para a indústria?

Entenda o que é gestão de ativos, como realizar uma gestão eficaz e por onde começar! 

Introdução

A gestão de ativos é o conjunto das atividades que permite extrair dos ativos industriais a sua melhor performance. Ela envolve um conjunto de práticas e ações que permitem que as melhores técnicas e conhecimentos sejam aplicados. 

A atenção com a gestão de ativos é fundamental, sobretudo na indústria hospitalar, que possui inúmeros ativos cruciais para o cuidado com a vida humana.  Mas o que são ativos, afinal?

O que são ativos? 

Os ativos são os objetos físicos controlados por determinada organização. Eles podem estar disponíveis ou não, mas fazem parte do inventário da indústria e agregam valor de mercado ao empreendimento.

Alguns exemplos de ativos são veículos, materiais de escritório, monitores, equipamentos electromedicina, equipamentos tecnológicos, e qualquer outro objeto físico.

São muitos os benefícios de se praticar uma gestão de ativos para a indústria eficiente. Para isso, é preciso um acompanhamento constante e treinamentos periódicos adequados para que a padronização seja feita da forma certa para extrair o melhor de cada ativo.

Quais as vantagens?

A gestão de ativos para a indústria permite operacionalizar as atividades do negócio financeiramente mais sustentável e administrativamente mais organizada. Algumas das principais vantagens dessa gestão são:

  • Redução de custos

Os ativos requerem manutenção e, assim, geram custos fixos para as indústrias. Por isso, para evitar gastos inesperados ou desnecessários, é preciso ter uma gestão de ativos eficaz que aplique as melhores práticas de gerenciamento, inclusive com manutenção preventiva e melhor uso dos ativos, o que vai reduzir os custos com esses itens da empresa.

Eles também terão uma vida útil maior com o seu bom uso e manutenção adequada, o que é financeiramente excelente, e traz não só economia, mas também melhor performance para os ativos.

  • Aumento de produtividade

Os ativos, como maquinários, equipamentos e softwares da indústria, são fundamentais para a produção adequada das equipes de trabalho. A padronização do uso permite um melhor aproveitamento dos ativos, mas também das equipes que terão maior produtividade com a padronização.

Além disso, ao evitar quebras e paradas inesperadas, a gestão de ativos industriais permite que as equipes tenham a seu dispor as ferramentas necessárias para trabalhar com bom rendimento, evitando períodos ociosos por falta de equipamento.

  • Organização e previsibilidade

A gestão permite a aplicação de processos mais organizados devido à padronização industrial. Além disso, com o acompanhamento constante dos indicadores dos equipamentos, é possível prever quando eles poderão falhar ou até mesmo perder a utilidade.

Essa previsibilidade e organização são fundamentais para o planejamento e estratégia da organização, melhorando seus resultados quantitativos e qualitativos.

  • Real valor sobre a indústria

Ao saber quais são os ativos da sua indústria, você entenderá também qual é o real valor de seu empreendimento. Esse dado é indispensável para atrair maior credibilidade, seja apenas para posicionamento de marca, seja para a atração de investidores e a obtenção de crédito e financiamento bancário.

É o valor da sua indústria no mercado que estará crescendo!

Como fazer uma boa gestão de ativos para a indústria?

Para fazer uma boa gestão de ativos para a indústria, é preciso identificar as melhores ações de administração. Cada empresa possui características e necessidades próprias.

Por isso, é preciso escolher as técnicas de gestão que permitam melhor utilizar os seus recursos de acordo com as necessidades. Entretanto, é possível seguir algumas dicas para que qualquer indústria tenha uma boa gestão de ativos.

A primeira delas é fazer o inventário de todos os ativos. Essa documentação deve conter o modelo, número de série, local em que está, características técnicas, e tudo o que puder ser levantado e seja relevante sobre o ativo.

Esse inventário permitirá um maior controle sobre os itens, por isso é muito importante que esteja completo e acessível para quem precise consultá-lo.

Depois disso, deve-se avaliar o valor dos ativos industriais, incluindo o custo de reposição deles, o custo de manutenção e o valor estimado ao fim da vida útil. Tudo isso vai gerar dados e insumos para uma melhor gestão da sua indústria e para decisões mais assertivas sobre os ativos.

Não só a vida útil deve ser estimada, como também o valor econômico de cada item para serem feitas as melhores decisões possíveis em relação aos bens da indústria.

Por fim, outra necessidade para a boa gestão de ativos para a indústria é de, com o inventário pronto, estabelecer-se normas e procedimentos que determinem a política de gestão e de uso.

São as melhores práticas para que a vida útil dos ativos seja prolongada, aumentando a produtividade e melhorando os resultados financeiros da sua indústria trazidos pela gestão de ativos. Isso inclui informar e treinar as equipes para seguir esses padrões.

Uma maneira inteligente de se fazer a gestão de ativos para a indústria e que seus resultados sejam ainda melhores, é utilizando a tecnologia. Um sistema de gestão permite fazer um registro completo e dinâmico sobre as boas práticas de gestão de ativos, fazendo com que a sua indústria desfrute de resultados ainda mais positivos.

Como a Genesis pode te ajudar nessa gestão?

Como se pode perceber, a gestão de ativos é indispensável para uma indústria, mas também é rica em detalhes e procedimentos para obter bons resultados. Cada tipo de ativo requer um tratamento específico.

Por isso, fazer a gestão de ativos sem uma ferramenta tecnológica pode ser uma tarefa árdua, lenta e que não vai gerar dados atualizados devido ao grande volume de itens que devem ser registrados.

Além disso, a gestão com um software é alavancada por funcionalidades diversas, além de proporcionar comunidade e praticidade para acessar as informações e tomar decisões.

Por isso, a Genesis é a solução ideal para você e sua indústria.  Com o sistema da Genesis, você pode gerenciar ativos com alta tecnologia e inteligência artificial, aproveitando ao máximo os benefícios da gestão de ativos para a sua produtividade e para os resultados financeiros de sua indústria.

Faça uma demonstração do Sistema Genesis e conheça a tecnologia que vai tornar a sua gestão de ativos o diferencial de sua gestão!

Comentários

Deixe um Comentário


Onde estamos ? clique no mapaFechar Mapa

Entre em Contato

solicite uma demonstração sem compromisso

Telefone

(19) 8311-8453

(19) 983118453 (WhatsApp)

Email

Comercial@genesisz.net

Localização

Rua Vasco Fernandes Coutinho, 363 - Jardim Nossa Senhora Auxiliadora - Campinas/SP – CEP: 13076-261