Carregando Post...

Qual a importância da engenharia clínica em um hospital? Saiba como a engenharia clínica revoluciona a área da saúde e como utilizá-la a seu favor.

Contextualização Qualquer estabelecimento de saúde precisa da engenharia clínica para o seu bom funcionamento. Sejam clínicas, hospitais ou unidades de pronto atendimento, os estabelecimentos da área têm investido exponencialmente nesse campo de atuação.

Isso porque ela permite que o melhor da inovação chegue aos hospitais. A engenharia clínica é a área de conhecimento que estuda, cria e desenvolve tecnologias de saúde, aplicando conhecimento e gerenciamento para que os cuidados da saúde tenham resultados ainda melhores.

Com a engenharia clínica, os estabelecimentos são modernizados, economizando recursos financeiros e ainda assim dando o melhor atendimento ao paciente. É um ganho significativo de eficácia com os melhores recursos disponíveis.

A tecnologia permite economizar recursos, reduzir custos, gerir resíduos e diminuir os riscos em um ambiente hospitalar.

São muitos os benefícios da engenharia clínica. A tecnologia possibilitada por esse campo de atuação, facilita a logística em hospitais e clínicas, além de fazer uma gestão que melhora os aspectos financeiros e as relações institucionais entre laboratórios e outras instituições.

Como a engenharia clínica pode modificar um hospital? 

As mudanças que a engenharia clínica propicia aos hospitais são revolucionárias, tanto para o tratamento do paciente quanto para a gestão do hospital. São várias as possibilidades para facilitar processos e minimizar erros humanos com a engenharia clínica.

Sistemas que utilizam inteligência artificial para fazer a aplicação prática da engenharia clínica em processos hospitalares conseguem trazer mudança disruptiva e positiva para os hospitais que os utilizam.

Dentre as principais mudanças que se percebe em um hospital que usa a engenharia clínica a seu favor, as que mais se destacam são a tecnologia segura, a automação e a redução de uso de recursos.

  • Leva tecnologias mais seguras aos hospitais

O engenheiro clínico é a pessoa que vai unir os conhecimentos de tecnologia com os de gestão para levar as tecnologias mais seguras aos hospitais.

Além de conhecer os melhores e mais inovadores equipamentos, o engenheiro clínico também utilizará seus conhecimentos em gestão para adaptar as soluções a cada hospital, clínica ou pronto-socorro conforme as necessidades e as possibilidades de cada estabelecimento, trazendo mais segurança, comodidade e eficácia.

Além disso, a manutenção e a supervisão dos equipamentos evitará falhas, sejam elas técnicas ou humanas, permitindo que a segurança dos equipamentos sejam preservadas com boa manutenção e aplicação das técnicas e práticas adequadas.

  • Automação e rastreabilidade de informações

As informações que podem ser rastreadas pela engenharia clínica são indispensáveis para diversos dados da área da saúde.

São informações que permitem entender não apenas o funcionamento dos equipamentos, quando devem passar por manutenção e aspectos técnicos, mas também reduzir os desperdícios e perdas através de ações preventivas e corretivas.

A partir de ferramentas de monitoramento remoto, a engenharia clínica consegue fazer a análise de dados sobre os processos hospitalares, fazendo a manutenção adequada e evitando a quebra ou perda de equipamentos, além de melhorar os tratamentos porque mantém as máquinas monitoradas nos padrões de qualidade e segurança estabelecidos.

Isso permite também que o planejamento financeiro seja mais apurado, prevendo-se manutenções e gastos com equipamentos.

  •  Redução de uso de recursos financeiros

Com o monitoramento adequado e com as tecnologias escolhidas pelo engenheiro clínico, é possível ter uma redução significativa de recursos financeiros a longo prazo.

Os processos e a logística de leitos é melhorada, reduzindo falhas na gestão, permite que o financeiro esteja melhor preparado para os custos de manutenção e que os recursos sejam utilizados com mais eficácia, garantindo não apenas maior disponibilidade das tecnologias escolhidas, como também redução de desperdícios e resultados financeiros melhores a longo prazo.

E qual a influência da Engenharia Clínica no futuro da medicina? O futuro da medicina e a engenharia clínica são indissociáveis. Desde a escolha de equipamentos, até a aplicação de técnicas junto a tecnologias e mesmo a gestão hospitalar requer soluções ligadas à engenharia clínica.

Os avanços de pesquisa da medicina tem exigido cada vez mais o uso de tecnologias para ir mais longe no tratamento de doenças das mais comuns às mais raras.

Por isso, é preciso haver profissionais especializados que saibam como esses equipamentos e tecnologias serão melhor aplicados, além de definir processos para melhorar a gestão e a logística dos hospitais, clínicas e unidades de pronto-socorro.

O engenheiro clínico participa dos processos de gestão dos hospitais e faz a administração de recursos, tecnologias, materiais e finanças de sua área.

Por isso, ela influencia o futuro da medicina em seus aspectos mais profundos, pois ela permite que soluções cada vez mais inovadoras e tecnológicas sejam aplicadas aos problemas enfrentados diariamente pela medicina.

As pesquisas de ambas as áreas se casam, resultando em respostas para diversos questionamentos e problemas a serem solucionados na área hospitalar.

Conclusão A engenharia clínica é fundamental para o avanço da medicina, assim como para o seu dia a dia ser mais eficaz e com melhores resultados. São vários os benefícios da engenharia clínica para hospitais, clínicas e unidades de pronto-socorro.

O engenheiro clínico pode ajudar desde a escolha das tecnologias a serem utilizadas, até a forma de fazer a gestão e melhorar os processos hospitalares.

Além disso, a engenharia hospitalar permite melhorar tanto os resultados financeiros como os resultados no atendimento ao paciente, tornando o hospital cada vez mais eficaz.

Para que o seu hospital desfrute do que há de melhor na tecnologia, você pode optar por um sistema de gestão que vai ajudar a aplicar todos os benefícios da engenharia clínica.

A Genesis possui sistema especializado em engenharia clínica, que vai revolucionar a gestão de seu hospital, utilizando inteligência artificial para alcançar melhores resultados e integrar as diversas áreas existentes, melhorando o seu estabelecimento em diversos aspectos.

Confira agora mesmo o nosso sistema de gestão inovadora que vai impulsionar os resultados de seu hospital. 

Comentários

Deixe um Comentário


Onde estamos ? clique no mapaFechar Mapa

Entre em Contato

solicite uma demonstração sem compromisso

Telefone

(19) 8311-8453

(19) 983118453 (WhatsApp)

Email

Comercial@genesisz.net

Localização

Rua Vasco Fernandes Coutinho, 363 - Jardim Nossa Senhora Auxiliadora - Campinas/SP – CEP: 13076-261