Carregando Post...

Saiba como alavancar a produtividade dos serviços de uma Assistência Técnica!

As empresas precisam administrar todo o processo de venda, desde a prospecção, até o pós-venda. Nesse cenário, a assistência técnica é o serviço mais importante do pós-venda e não pode ser negligenciado.

 

É missão da assistência técnica fornecer um serviço de suporte ao cliente, garantindo que tenham meios para que o produto/serviço comprado tenham condições de uso, atuando na orientação e na reparação de possíveis falhas de funcionamento.

 

No setor industrial, onde os clientes são outras empresas, o cuidado deve ser ainda maior, uma vez que, toda a performance da empresa depende das boas condições dos equipamentos. 

 

Dessa forma, por resolver o problema do cliente, os serviços de assistência técnica vêm destacando-se e proporcionando maior tranquilidade aos empresários, pois, sabem que terão o suporte necessário e profissional para tratar os defeitos e situações inesperadas com os aparelhos.

 

Como funciona o serviço de Assistência Técnica?

A empresa efetua a venda de um produto ou serviço. O comprador tem um tempo predeterminado para solicitar a substituição em caso de falha ou defeito, mas passado esse período, a troca não será mais possível e o cliente deve procurar a assistência técnica, a qual será responsável por analisar a situação e informar sobre as medidas necessárias.

 

O serviço de assistência técnica pode ser disponibilizado pela própria empresa, por uma rede credenciada ou por empresas terceirizadas especializadas em assistência técnica.


O planejamento da Assistência Técnica é fundamental!

Nessa hora, a única coisa a ser feita, é acionar a assistência técnica para realizar a manutenção corretiva para reparar o problema o mais rápido possível. A assistência realizará uma análise do ocorrido e providenciará as medidas cabíveis.


Para evitar essas situações estressantes, é essencial manter uma política de manutenção preventiva, realizando um check-up em todos os componentes para detectar os possíveis problemas e solucioná-los antes que se manifestem. Dessa maneira garante-se o máximo aproveitamento do equipamento sem danificá-lo.


Como funciona a Assistência Técnica ativa?


A assistência técnica ativa é aquela em que o próprio fornecedor faz o monitoramento do produto e quando verificado alguma irregularidade convoca o cliente para efetuar o reparo, seja por atualizações ou até por ações de recall, onde o produto é substituído.


Tais ações reafirmam o compromisso da empresa com o consumidor e com a qualidade de seus produtos.

 

Ferramentas essenciais para uma assistência técnica de qualidade

 

Calibração: é o processo de comparação entre um padrão e o aparelho a ser calibrado, tem como objetivo identificar inconsistências no instrumento e atestar a capacidade de funcionamento do equipamento, ao final do processo, um certificado de calibração é gerado.

 

Na calibração RBC (Rede Brasileira de Calibração), o certificado é emitido por um laboratório acreditado ao INMETRO. Já, a calibração rastreada, precisa de uma rastreabilidade à RBC, ou seja, a calibração não faz parte da RBC, mas os padrões usados na calibração do instrumento foram calibrados em laboratório acreditado ou RBC.

 

Nesse processo, cadastra-se o padrão referente ao parâmetro que será calibrado e as demais informações como temperatura, umidade, pressão e o fator de abrangência, o software realiza o diagnóstico e aponta os itens a serem verificados.

 

Gestão de Ordem de Serviço: é o processo de abertura e acompanhamento de chamados. Controla prazos, procedimentos e status da ordem: aberta, em execução, ou fechada.

 

Por meio de um software adequado, a empresa pode disponibilizar acesso ao cliente para que consiga acompanhar e avaliar a evolução das requisições solicitadas através de um portal ou aplicativo.

 

Gestão de custos: para a continuidade e sustentabilidade do negócio, é fundamental controlar os custos envolvidos na atividade, um grande aliado dessa gestão são os software de gestão ERP.

 

Indicadores de desempenho: Os indicadores mostram a realidade atual da empresa como qualidade dos chamados, estado dos equipamentos, se ativos ou em manutenção.

 

Sistema de Gestão: Um software profissional é uma ferramenta capaz de otimizar significativamente a rotina da empresa ou o setor de serviços técnicos, inclusive, nas questões de gestão de custos e indicadores de desempenho, tudo de maneira prática, ágil e descomplicada.

 

Inteligência artificial aplicada ao serviço de Assistência Técnica


As inovações tecnológicas permitem atingir resultados fantásticos. Aplicando a IA nos processos de assistência técnica, será possível fazer análises incríveis de situações até obvias, mas que nunca tinham sido identificadas anteriormente.


Além disso, reconhecimento de padrões e análises detalhadas permitem decisões mais assertivas.


Quando o serviço envolver alto grau de conhecimento técnico, uma equipe de profissionais multidisciplinar atuará juntamente com a Inteligência Artificial.

 

Assistência Técnica e outras tecnologias

A Internet das Coisas (IoT) já é uma realidade comum e massificada, a Internet Industrial das Coisas (IIoT) já está acessível e inovando as formas de trabalho, o Gêmeo Digital já se estabeleceu na indústria e tem suas primeiras ações reais acontecendo e o Blockchain está avançando para um nível superior de maturidade operacional.

Como isso impacta nos processos de assistência técnica? É possível utilizar smart contracts, viabilizado pelo Blockchain, para realizar atividades automáticas complexas em equipamentos baseados em múltiplos fatores simultâneos, em algumas regiões, os carros inteligentes já conversam sobre as possibilidades de falhas com os sistemas de empresas credenciadas.

 

Precificação e Assistência Técnica

Toda empresa cujos produtos precisam de assistência técnica devem calcular os custos projetados desse serviço e incluí-los no preço de venda. Ocorre que nem sempre as projeções são concretizadas, podendo sofrer variações e por vezes causar prejuízo.


Para evitar esse inconveniente é preciso um acompanhamento constante dessas projeções e atualizá-las sempre que necessário.


Assistência Técnica como um verdadeiro negócio

 

Em muitas empresas, o serviço de assistência técnica é negligenciado pelos gestores por não ser visto como elemento agregador, entretanto, esse serviço tem grande peso na decisão de compra do cliente, além de integrar o processo de pós-venda do produto, o qual é extremamente importante para encantar e fidelizar o cliente. Dessa forma, o serviço de assistência técnica precisa ter um olhar negocial.


Software de gestão para Assistência Técnica

 

Não perca o prestigio da sua marca negligenciando uma assistência técnica de qualidade. Tenha profissionais capacitados e conte com um sistema que forneça todas as ferramentas necessárias para oferecer um serviço de qualidade.

 

Com o Genesis você realiza a calibração RBC, manutenções preventivas e corretivas de alto nível, além de muitas outras funções de forma simples e intuitiva. E o melhor? Consegue controlar tudo isso direto do seu celular, inclusive em modo off-line!

 

Acesse o link abaixo e agende uma demonstração gratuita!

 

https://materiais.genesisz.net/lp-01-demonstracao-sistema-genesis

 

Nosso time é composto por profissionais altamente qualificados! Ajudamos você a compreender os processos e oferecemos soluções especificas para alavancar os seus resultados.

Comentários

Deixe um Comentário


Onde estamos ? clique no mapaFechar Mapa

Entre em Contato

solicite uma demonstração sem compromisso

Telefone

(19) 8311-8453

(19) 983118453 (WhatsApp)

Email

Comercial@genesisz.net

Localização

Rua Doutor Armando Sales de Oliveira numero 551 Taquaral Campinas SP CEP 13076015