Carregando Post...

Sistema de Engenharia Clínica - Confira as tendências que prometem revolucionar a Gestão Hospitalar em 2022.

Saiba como um sistema de engenharia clínica é fundamental para acompanhar a evolução da Gestão Hospitalar. 

Introdução

O ano de 2021 trouxe muitas inovações para a Gestão Hospitalar, principalmente em relação às inovações e melhorias na tecnologia aplicada ao sistema de engenharia clínica. 

A modernização está acelerada não apenas nos equipamentos médicos em si, mas também nas tecnologias para a gestão hospitalar e para uma infinidade de possibilidades dentro da área clínica. Isso torna os processos internos dos hospitais ou clínicas mais eficientes, melhorando o atendimento do paciente e a rotina dos colaboradores.

Por isso, é muito importante estar atento às tendências para 2022, pois há muitas mudanças que podem facilitar o dia a dia na Gestão Hospitalar, além de serem tendências que permitem que a clínica se destaque em meio às demais.

São várias tendências que tomaram força em 2021 e que devem ser ainda mais fortes no próximo ano. Confira as principais e entenda como elas podem se adequar ao seu dia a dia. 

Retrospectiva 2021

Em 2021, o sistema de engenharia clínica passou a ser essencial para o bom funcionamento de hospitais. A pandemia trouxe à tona uma série de desafios sobre os quais os engenheiros se debruçaram e criaram soluções para enfrentar essa fase tão crítica na saúde em todo o mundo. 

Algumas novidades, como o agendamento online, tornaram-se parte da rotina dos pacientes e indispensáveis para o sucesso da gestão hospitalar. Já outras tendências surgem como uma possibilidade de melhorias, como o uso do cruzamento de dados para prever doenças a partir do histórico do próprio paciente.

Dessa forma, o ano foi muito intenso e de muitas inovações tecnológicas na área da saúde. Com o distanciamento social imposto pela crime pandêmica enfrentada globalmente, também se viu necessário ter bons sistemas de gestão para a área hospitalar. Todos esses marcos de 2021 embasaram as tendências para o ano que está por vir, conforme veremos a seguir.

Tendências para 2022

Algumas novidades são rapidamente absorvidas pelos pacientes, enquanto outras precisam ser melhor desenvolvidas para terem resultado. De todo modo, é sempre importante manter a gestão hospitalar atualizada com as principais tendências. Isso porque uma tecnologia que antes era um diferencial de determinadas clínicas pode se tornar uma solução indispensável em bem pouco tempo, como foi o caso das consultas à distância.

Por isso, separamos as principais tendências para você ficar atento em 2022. Confira:

  • Agendamento online

O agendamento online já é mais que uma tendência, tendo se tornado indispensável para os pacientes. A maioria das pessoas não quer perder tempo no telefone, tampouco ir até a clínica para agendar uma consulta ou exame.

Por isso, em 2022 continua sendo uma tendência desenvolver uma forma de agendamento de consultas online para uma boa gestão hospitalar.

  • Aplicativos e wearables

A tecnologia pode ser usada de muitas formas em seu hospital. Para isso, aplicativos e wearables (ou seja, itens que se podem vestir ou usar no corpo) são tendências importantes para que, além de ouvir o paciente, o médico consiga também receber informações de alguns de seus sinais vitais por meio de dispositivos que façam essa mensuração.

  • Consultas remotas

Ter médicos atendendo à distância é uma tendência irreversível. Essa tendência permite que os médicos cheguem cada vez mais a localizações inacessíveis, democratizando o acesso à saúde, além de ser uma facilidade para quem tem uma rotina corrida ou não quer perder tempo no trânsito.

  • Impressoras 3D

As impressoras 3D estão por toda parte, inclusive na saúde. Vários itens da área de saúde já são impressos neste dispositivo, desde aparelhos ortodônticos até talas de imobilização e ossos para cirurgias.

Além de poderem ser produzidos a partir de células-tronco que facilitam a aceitação de implantes, a possibilidade de fazer esses materiais em impressora 3D muitas vezes reduz os custos e facilita o acesso a mais soluções da área hospitalar.

  • Análise de dados para prever doenças com base no histórico do paciente

Outra possibilidade que deve tomar mais força em 2022 é a análise de dados para prever doenças. O histórico da pessoa, sua genética e incidências específicas ajudam a entender seu quadro atual e a fazer projeções sobre sua saúde.

Tudo isso usando a análise de dados por meio da tecnologia para ter informações importantes sobre a saúde do paciente.

  • Inteligência Artificial

A inteligência artificial é útil para a tecnologia de diversas formas. A análise de dados e auxílio ao diagnóstico, além do apoio de inteligência artificial na criação de tratamentos são algumas das tendências de participação da inteligência artificial na área hospitalar.

  • Robótica

O uso da robótica pode revolucionar o acesso à saúde. Com robôs controlados por médicos, uma cirurgia pode ser feita com o médico do outro lado do país, sem precisar expor o paciente a uma longa viagem.

O uso da tecnologia na área da saúde salva muitas vidas e facilita o acesso aos tratamentos, sobretudo em casos que exijam especialidades médicas com escassez de profissionais. 

Conclusão

A saúde está se beneficiando e se reinventando cada vez mais com os avanços da tecnologia. Por isso, é preciso ficar atento às inovações e tendências, desde as mais simples até as mais complexas.

Isso permitirá uma gestão hospitalar adequada, com maior aproveitamento de recursos, pacientes mais satisfeitos e rotinas internas mais eficazes.

Se você quer estar sempre com o melhor da tecnologia, a Genesis é a solução certa para você. Somos uma  empresa disruptiva, sempre com as tecnologias mais avançadas para fornecer o que há de melhor no mercado de engenharia clínica.

Com especialização em tecnologia na área de saúde, a Genesis vai revolucionar a gestão hospitalar.

Confira algumas de nossas soluções: 

👉 Inteligência Artificial: capacidade de aprender, raciocinar, perceber, deliberar e decidir de forma racional e inteligente. 👉Sistema Genesis de Engenharia Clínica: com IAl permite a gestão disruptiva e inovadora levando o hospital à era 4.0. 👉Business Intelligence: integrado ao Genesis, pode montar análises avançadas de forma única e disruptiva.

Faça uma demonstração agora mesmo do sistema Genesis e tenha o melhor da tecnologia para a área hospitalar.

Comentários

Deixe um Comentário


Onde estamos ? clique no mapaFechar Mapa

Entre em Contato

solicite uma demonstração sem compromisso

Telefone

(19) 8311-8453

(19) 983118453 (WhatsApp)

Email

Comercial@genesisz.net

Localização

Rua Vasco Fernandes Coutinho, 363 - Jardim Nossa Senhora Auxiliadora - Campinas/SP – CEP: 13076-261