Carregando Post...

Tecnologia na Engenharia Clínica: conheça os maiores benefícios e como aplicá-la de forma eficiente

Conheça o futuro hospitalar: O que a tecnologia na engenharia clínica unida com o pessoal treinado pode fazer pela sua equipe e pacientes

Introdução

Nascida de uma variação da engenharia biomédica, a engenharia clínica tem um papel importante no que se refere à gestão tecnológica. Pouco conhecida, porém com importância enorme, a engenharia clínica ajuda a melhorar os cuidados aos pacientes. 

A importância da engenharia clínica é tão grande, que a própria Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA) recomenda que centros de saúde contem com um profissional da área.

Enquanto a engenharia biomédica fica responsável pelo desenvolvimento, o engenheiro clínico já tem como função colocar em prática as melhorias desenvolvidas. Porém, isso não significa que um engenheiro biomédico não possa atuar na área clínica, na verdade, as duas são intimamente ligadas e dependentes.

O engenheiro clínico terá como função auxiliar nas principais tomadas de decisões no que diz respeito à gestão hospitalar. Dessa forma, ajudará com a gestão tecnológica, a gestão de resíduos e até mesmo na gestão financeira. Com a sua ajuda, o hospital poderá otimizar os recursos, além de diminuir a possibilidade de erros. 

Apesar de um engenheiro clínico ajudar na realização de um bom funcionamento hospitalar, muitos gestores acreditam ser um gasto supérfluo e não fazem o investimento necessário nessa área. 
Para desmistificar isso e mostrar a importância de investir na área de engenharia clínica, preparamos este artigo. 

Como a tecnologia auxilia na engenharia clínica?

A engenharia clínica conta com a ajuda de Machine Learning, que consiste na capacidade dos equipamentos, por meio de Inteligência Artificial, aprenderem mais sobre o ambiente e os pacientes de forma autônoma. Desse modo, permite uma melhor personalização além de mais satisfação para o paciente.  

Associar o serviço de engenheiros clínicos a um software correto facilita na hora de gerenciar, aumenta as chances de uma tomada correta de decisão em situações de risco. Outras vantagens associadas à implantação da engenharia clínica no hospital são:

  • Diagnósticos médicos precisos

Podendo ser considerado umas das principais vantagens, associar a tecnologia ao hospital ajuda na hora de realizar um diagnóstico mais preciso. 

Como exemplo, hoje graças à associação de softwares tecnológicos junto ao estudo de genomas, já é possível a realização de um diagnóstico precoce sobre doenças hereditárias. 

A engenharia clínica facilita a visualização de resultados, além de análises precisas que geram diagnóstico precisos e com chances menores de erros humanos. 

No entanto, é bom lembrar que só software não funciona, há necessidade de um profissional capacitado para operá-lo. 

  • Otimização dos processos

Ao automatizar processos, você estará deixando livre um grupo de funcionários que eram obrigados a realizar tal atividade de forma manual, assim, esses colaboradores podem realizar outras atividades aumentando o rendimento da equipe. 

A automatização também ajuda a reduzir custos ao evitar erros e necessidade de retrabalhos. Outro ponto importante é no auxílio fornecido pela automatização na hora de tomar decisões importantes, uma vez que o gestor terá sempre em mãos relatórios atualizados da situação.

  • Gestão de suprimentos e equipamentos no geral 

Como citado anteriormente, a engenharia clínica quando alinhada com programa certo, consegue ajudar na gestão financeira. Uma vez que há o controle de estoque e registro de entrada e saída, o gestor é capaz de saber qual medicação ou produto há necessidade de compra ou não.

Assim, evita ficar sem o material necessário para o trabalho. Também ajuda no registro de equipamento, podendo, dessa forma, agendar a manutenção no tempo correto e aumentar a vida útil dos equipamentos.

A engenharia clínica quando unida com a tecnologia correta pode ser uma enorme aliada no dia a dia hospitalar, auxiliando desde os colaboradores dos mais diversos setores até o paciente, durante e depois de sua estadia no hospital. 

E não pense que aderir a engenharia clínica ao seu hospital é uma tarefa difícil, pois pode ser mais simples do que imagina. Veja, abaixo, como é possível aplicá-la.

Como a tecnologia na engenharia clínica pode ser aplicada?

Enquanto a nobre tarefa de pesquisar fica sob os cuidados do engenheiro biomédico, fica sob encargo do engenheiro clínico colocar em prática o desenvolvimento das pesquisas. E quando falamos do âmbito hospitalar, as pesquisas são de extrema importância, visto que é uma área ainda carente de tecnologia.

Ao utilizar a tecnologia no dia a dia hospitalar, você consegue gerar um impacto positivo na rotina de funcionários e pacientes. Pois, quando você automatiza processos e alivia a rotina dos profissionais, permite que eles possam focar em outras áreas que estão carentes de mão de obra. 

A engenharia clínica pode ser usada nos mais diversos ramos, um exemplo é no controle de estoque da farmácia. Ao se utilizar de um software de controle, você conseguirá zerar o desvio de remédios, como também evitará que um determinado remédio fique em falta ou até mesmo seja comprado em excesso e acabe vencendo nos estoques.

Outro ponto é no uso de tecnologia para realização de cirurgias mais delicadas. Nesse campo, o uso de robôs está se tornando cada vez mais popular, pois ajuda a minimizar os riscos e diminuir a possibilidade de erros humanos. 

Diminuir os riscos da cirurgia ajuda a aumentar a reputação do seu hospital, uma vez que os pacientes se sentem mais seguros em realizar os procedimentos.

A engenharia clínica traz diversos benefícios ao hospital quando aliada a tecnologia certa. E esses benefícios vão desde de redução de custos, até o bem estar dos clientes.

A tecnologia certa para a engenharia clínica

E, na hora de escolher o melhor da tecnologia para aliar ao seu hospital, foque em quem já está no mercado sendo destaque, foque no Genesis.

O Genesis traz o que há de melhor para a rotina do seu hospital e com certeza irá ajudar o engenheiro clínico a alcançar os melhores resultados. 

Com software com integração e inteligência artificial, é capaz de otimizar todos os processos e aumentar o desempenho do hospital.

Melhore agora a rotina hospitalar, escolha o Genesis para te ajudar nessa missão! Para saber mais, basta clicar no botão abaixo para solicitar uma demonstração gratuita e conhecer tudo que a tecnologia pode fazer por você.

QUERO UMA DEMONSTRAÇÃO GRATUITA


Comentários

Deixe um Comentário


Onde estamos ? clique no mapaFechar Mapa

Entre em Contato

solicite uma demonstração sem compromisso

Telefone

(19) 8311-8453

(19) 983118453 (WhatsApp)

Email

Comercial@genesisz.net

Localização

Rua Vasco Fernandes Coutinho, 363 - Jardim Nossa Senhora Auxiliadora - Campinas/SP – CEP: 13076-261