Carregando Post...

Virtual Machine: o que é e para que serve?

Saiba tudo sobre essa tecnologia inovadora e suas aplicações na indústria. Introdução A Virtual Machine é, sem dúvidas, uma tecnologia disruptiva que supera diversas dificuldades da área de Tecnologia da Informação (TI). A tecnologia evolui cada vez mais para atender às necessidades das estruturas de TI, como a de estabilidade, por exemplo. Com a máquina virtual, não é diferente: são várias as vantagens da virtualização e aplicações práticas dessa tecnologia.

De forma objetiva, a virtual machine é a criação de um disco rígido virtual dentro de um ambiente físico. Muitas pessoas já ouviram falar sobre essa tecnologia, mas entendê-la pode ser um pouco abstrata por ser uma tecnologia virtual que compete com as características de um hardware.

Uma máquina virtual é a virtualização de um hardware dentro de outro hardware, o que possibilita a operacionalização de diversas atividades com estabilidade, inclusive com sistemas operacionais diferentes. Imagine se você pudesse colocar um computador dentro de um computador? É isso que a virtual machine faz: a abstração de um hardware de forma similar a um arquivo dentro de um outro hardware.

Mas calma, você vai entender melhor o que é e como aplicar a virtual machine na indústria. Este artigo vai te ajudar a entender as aplicações dessa tecnologia, pois ela é uma opção muito importante para desenvolvedores. Isso porque ela abre um amplo leque de possibilidades. Entenda melhor neste artigo o que é e quais as vantagens de uma virtual machine. O que é virtual machine? Como abordado acima, a Virtual Machine é um modelo de virtualização que permite que um disco rígido seja virtualmente criado em outro hardware. Uma de suas funcionalidades é a instalação de vários sistemas operacionais em um único hardware. Ela possibilita a comunicação entre os sistemas, até certo nível, sendo comparada a um “computador virtual” dentro de um computador físico, em que você consegue definir características para seu funcionamento.

Trata-se, assim, da abstração de recursos de um hardware, subdividindo esses recursos de um computador em diversas imagens simuladas. O hardware principal controla os quadros a partir de um gerenciador, que dá uma interface para a criação das tarefas específicas da virtual machine.

Cada máquina virtual tem características próprias definidas a partir do hardware principal, não sendo possível que uma máquina acesse a outra. Esse processo é chamado de “encapsulamento”, e é o que garante que vários computadores sejam simulados em um equipamento para que as tarefas definidas sejam realizadas, porém, de forma limitada apenas pelo limite do volume de armazenamento disponível. Qual é a aplicação da virtual machine na indústria?

O principal uso das máquinas virtuais é no desenvolvimento de sistemas, além de servir para testes de produtos e para aumentar a segurança do sistema operacional original. São diversas as aplicações, pois a virtual machine na indústria é muito útil, por facilitar a programação em vários aspectos, tornando viável a operacionalização de testes de implementação de novos sistemas o hardware, sem instalar no sistema operacional dos computadores base.

Exemplo de aplicação é quando você precisa utilizar um software que só funciona em um sistema diferente do instalado em sua máquina, o que é possível a partir de uma virtual machine com o sistema requerido. Além disso, ela é uma boa opção para se fazer acessos remotos, simulações e testes de arquivos mal-intencionados. Quais as vantagens de ter essa tecnologia em uma indústria?

A virtual machine na indústria traz diversos benefícios, sobretudo na estratégia de segurança das máquinas virtuais. As principais vantagens da máquina virtual são as listadas abaixo:

- Segurança

Criar uma simulação de um computador pode ajudar muito na segurança. A virtual machine pode ser exposta a um teste de arquivos mal-intencionados, em que se previne diversos malwares, como é o caso de roubo de dados.

Ao fazer um teste antes de o computador real ser exposto ao arquivo, a máquina virtual consegue mensurar os danos possíveis do malware prevenindo, assim, os ataques. Tudo isso com sistemas virtualmente separados que não prejudicarão um ao outro, preservando o sistema original e os seus demais processos. Arquivos nocivos ficam confinados na máquina virtual, evitando que se propaguem pelo sistema principal.

- Redução de custos

Com máquinas virtuais, é possível criar diversos sistemas dentro de um único hardware, reduzindo custos com novos equipamentos físicos e seus devidos gastos, instalação e manutenção.

- Flexibilidade

As virtuais machines funcionam, de certa forma como arquivos, possibilitando uma maior flexibilidade para realizar mudanças e ajustes, além de se ter transferência para outros computadores por não funcionarem como sistemas físicos neste aspecto. Conclusão

A virtual machine é uma virtualização útil e com diversas aplicações e funcionalidades. Ela permite ter um “hardware dentro de um hardware”. Apesar de parecer um pouco complexo no começo, sua aplicação é muito prática e traz muitos benefícios.

Ter uma máquina virtual é uma excelente forma de reduzir custos, por isso, é uma tecnologia adotada pelas principais indústrias. Ela permite aumentar a segurança dos hardwares, além de ser uma tecnologia que dá maior flexibilidade ao programador.

Também é possível ter mais softwares sendo utilizados em uma máquina, pois você terá mais opções de sistemas que aceitem a ferramenta que se queira utilizar. São muitas vantagens que você não pode deixar de ter em sua indústria!

Com o Sistema Genesis, você tem acesso às principais tecnologias inovadoras e disruptivas, muito além da virtual machine. Isso permite que a sua indústria cresça e alcance mais qualidade sem gastar mais do que o necessário por isso. A Genesis Sistemas possui soluções para Engenharia Clínica, Business Intelligence e Inteligência Artificial que vão revolucionar a sua indústria com o que a de melhor no mercado.

São soluções desde o processo de venda até o aprimoramento dos colaboradores, com sistemas eficazes, intuitivos e vão impulsionar o seu negócio.

Solicite uma demonstração gratuita e experimente uma revolução em sua indústria com o Sistema Genesis.

Comentários

Deixe um Comentário


Onde estamos ? clique no mapaFechar Mapa

Entre em Contato

solicite uma demonstração sem compromisso

Telefone

(19) 8311-8453

(19) 983118453 (WhatsApp)

Email

Comercial@genesisz.net

Localização

Rua Vasco Fernandes Coutinho, 363 - Jardim Nossa Senhora Auxiliadora - Campinas/SP – CEP: 13076-261