Over 10 years we help companies reach their financial and branding goals. Engitech is a values-driven technology agency dedicated.

Gallery

Contacts

411 University St, Seattle, USA

engitech@oceanthemes.net

+1 -800-456-478-23

Gestão
gestão de ativos e de manutenção

Entenda a diferença entre gestão de ativos e de manutenção!

Saiba o que é gestão de ativos e de manutenção e como utilizá-las a seu favor!

Você sabe o que é gestão de ativos e manutenção e como eles podem ajudar a sua empresa? 

A gestão de ativos e a gestão de manutenção têm algumas semelhanças e diferenças importantes. Uma das principais semelhanças é que ambas visam maximizar o valor dos ativos da organização e minimizar os riscos associados a eles. Ambas também envolvem a tomada de decisões estratégicas para gerenciar os ativos da organização de maneira eficiente. 

No entanto, há também algumas diferenças importantes entre a gestão de ativos e a gestão de manutenção. É importante estar atento a essas diferenças para fazer a gestão de forma adequada, sem duplicidade de tarefas e sem deixar nada para trás. 

Para que você consiga fazer a gestão de ativos e manutenção de forma eficiente, continue lendo este artigo para entender a diferença e as vantagens desses tipos de gestão!

O que é gestão de ativos?

A gestão de ativos é a prática de gerenciamento eficiente de bens tangíveis e intangíveis que são importantes para a organização. Isso inclui ativos físicos como equipamentos e instalações, bem como ativos intangíveis como marcas, patentes e propriedade intelectual. 

O objetivo dessa gestão é maximizar o valor dos ativos da organização e minimizar os riscos associados a eles. Isso pode incluir ações como a manutenção preventiva, a avaliação de riscos e a tomada de decisões de investimento. 

Fazer uma gestão de ativos de forma eficiente é importante para aumentar a eficiência operacional, reduzir custos e aumentar a lucratividade da empresa.

O que é gestão de manutenção?

A gestão de manutenção, por sua vez, é o processo de planejar, organizar e controlar as atividades de manutenção de um sistema ou equipamento. Ela inclui a identificação de necessidades de manutenção, o planejamento e agendamento das atividades de manutenção e o gerenciamento de recursos para realizar essas atividades. 

A gestão de manutenção também pode incluir o monitoramento da performance do sistema ou equipamento para identificar problemas potenciais e tomar medidas preventivas. O objetivo da gestão de manutenção é garantir que os sistemas e equipamentos estejam disponíveis e em boas condições para uso, ao mesmo tempo em que se busca minimizar os custos de manutenção.

Qual a diferença entre gestão de ativos e de manutenção?

Como se pode notar a partir das definições anteriores, a gestão de ativos é mais ampla e inclui todos os bens tangíveis e intangíveis que são importantes para a organização, enquanto a gestão de manutenção se concentra especificamente na manutenção de sistemas e equipamentos. 

Além disso, a gestão de manutenção envolve a realização de atividades de manutenção para garantir que os sistemas e equipamentos estejam em boas condições de uso, enquanto a gestão de ativos pode incluir a tomada de decisões de investimento para adquirir novos ativos ou descartar ativos obsoletos. 

Benefícios da gestão de ativos e de manutenção

A gestão de ativos e manutenção tem vários benefícios que podem ajudar o seu negócio. Confira a seguir os principais:

Ativos

  • Melhor desempenho financeiro

Ao melhorar o retorno sobre os investimentos feitos pela empresa, a gestão de ativos permite ter um melhor desempenho financeiro. 

  • Decisões baseadas em evidências

Com a correta organização dos dados e das ações, especialmente quando se utiliza uma ferramenta tecnológica para esse acompanhamento, é possível ter um processo decisório mais apurado com decisões feitas a partir de evidências e dados. 

  • Melhor gerenciamento dos riscos

A gestão dos ativos permite reduzir os riscos e perdas da empresa, melhorando a sua imagem e os resultados de seu negócio.

  • Produtos e serviços de maior qualidade

Com a melhor gestão de ativos, é possível trabalhar também a qualidade dos produtos e serviços de modo a buscar atender e até superar as expectativas dos clientes. 

  • Maior conformidade

A gestão de ativos permite acompanhar e se adequar às normas vigentes, mantendo uma maior conformidade à regulamentação aplicável. 

  • Eleva a sustentabilidade organizacional

Com o desempenho aprimorado e os efeitos de curto e longo prazos controlados, é possível elevar a sustentabilidade de seu negócio. 

  • Maior eficiência e eficácia operacional

Com os processos aperfeiçoados, sua operação será mais eficaz, eficiente e terá ainda mais resultados, ajudando a alcançar metas. 

Manutenção

  • Redução de custos de manutenção;

Ao fazer a gestão de manutenção de forma correta, você fará mais manutenções preditivas, evitando, assim, gastos inesperados com manutenção por quebra de equipamento. Isso reduz os custos e permite melhorar a capacidade de planejamento da empresa. 

  • Prevenção de possíveis falhas entre máquinas;

Com uma gestão de manutenção eficiente, é possível evitar que falhas aconteçam e causem interrupções no funcionamento da empresa.

  • Aumento da vida útil dos equipamentos;

Fazer manutenção regular dos equipamentos ajuda a prolongar sua vida útil, o que pode resultar em economia de custos com a compra de novos equipamentos.

  • Maior economia para as empresas.

Com a gestão de manutenção, consegue-se maior economia, pois há a otimização do uso dos recursos da empresa, pois a manutenção preventiva é mais barata do que a correção de falhas após ocorrerem.

Como a Genesis pode ajudar?

Use a tecnologia a seu favor para obter todos os benefícios da gestão de ativos e manutenção! A Genesis tem a solução certa para que você melhore os seus resultados com uma gestão eficiente a partir de soluções disruptivas!

Com o nosso sistema, você será capaz de melhorar a análise de dados em sua gestão, fazendo um processo decisório mais eficiente e melhorando a sua performance. 

Além do mais, é possível fazer a predição de falhas a fim de evitá-las, fazer o monitoramento em tempo real de seus equipamentos, e muitos mais! Somos especialistas em soluções que revolucionam negócios e te ajudam a ficar à frente da concorrência. 

Revolucione sua gestão com as soluções disruptivas do Sistema Genesis. 

QUERO CONHECER O SISTEMA GENESIS

Author

Edson institutomarketing

Leave a comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *