Over 10 years we help companies reach their financial and branding goals. Engitech is a values-driven technology agency dedicated.

Gallery

Contacts

411 University St, Seattle, USA

engitech@oceanthemes.net

+1 -800-456-478-23

Gestão Inteligência Artificial Tecnologia
MTBF

MTBF: o que é, como calculá-lo e qual a sua importância?

Quer saber como prever quando seu maquinário vai apresentar falhas? Saiba que é possível e para saber como, confira nosso artigo completo!

Depois do boom da tecnologia, é normal que novas formas de analisar dados surjam no mercado, independente do nicho, por isso é de extrema importância estar sempre pesquisando as novidades e tendências.

E por isso, hoje viemos falar com você sobre o MTBF. Sobre o que é e a importância dele dentro da sua empresa durante este artigo.

O que é MTBF e como aplicá-lo na empresa?

MBTF significa Mean Time Between Failures, em tradução livre Tempo Médio Entre Falhas, utilizado para medir o tempo médio que há entre as interrupções dentro de um sistema. Essa é uma métrica de manutenção importante para quantificar o desempenho, segurança e confiabilidade de um programa e equipamentos.

O MBTF é, também, metade de uma fórmula de cálculo utilizada para conferir disponibilidade, juntamente com o tempo. A fórmula MTBF faz uso somente da manutenção não planejada, sem levar em consideração manutenções de programa, como inspeções, recalibração ou substituição preventiva de peças.

Qual a importância e como calcular o MTBF?

Erros em equipamentos e sistemas significam problemas e geralmente geram gasto não planejado. Portanto, a melhor maneira de resolver a situação é conhecendo o equipamento o máximo possível, sendo possível por meio do MTBF.

E calcular o MBTF é uma maneira de adquirir mais dados acerca das falhas em questão e minimizar o impacto que ela causa e/ou evitar problemas futuros. A realização de análise de MTBF contribui para o funcionamento da sua equipe de manutenção ao minimizar o tempo de inatividade, economizando recursos e trabalhando com mais agilidade.

Aliado a outros processos de controle e organização, como ordem de serviço e relatórios, o MBTF se mostra ainda mais eficiente.

Agora o questionamento é: como calcular? Aqui vai a fórmula que deve ser utilizada neste processo.

MTBF = Janela de operação – tempo de inatividade / Número de falhas

Exemplo: uma máquina de injeção produz forquilhas plásticas trabalhou no mês cerca de 100 horas e tem 5 paradas de corretivas, totalizando 10 horas de reparos, então temos:

– Horas trabalhadas: 100 horas

– Horas de manutenção corretiva: 10 horas

– Números de eventos (paradas) de corretiva: 5

MTBF =  100 – 10 / 5 = 18

O indicador pode ser analisado de várias formas, seja por cada equipamento especificamente, por linha ou por setor. A análise vai de acordo com a necessidade da empresa.

Quais os benefícios de calcular o MTBF?

Agora que você já sabe o que, para que serve e como calcular, vamos mostrar para você alguns benefícios de executar o cálculo MTBF.

Cronograma de manutenções otimizado

O cálculo do MTBF de um equipamento proporciona dados importantes para maximizar o cronograma e planejamento de manutenção de precaução dentro da sua indústria.

Ter ciência do número aproximado de com que frequência o equipamento erra permite programar manutenções prévias, evitando que níveis críticos sejam atingidos. Portanto, torna-se mais fácil a prevenção de falhas e gastos decorrentes de reparos com equipamento.

Manutenção preventiva

Um TI preparado toma atitudes para evitar falhas, prevenindo e evitando que algum problema mais crítico venha a acontecer visualizando um equipamento e suas possíveis falhas.

E tendo em vista o indicador de tempo médio entre os erros, é possível que as manutenções preventivas sejam realizadas de forma cada vez mais assertivas, já que as métricas mostram claramente quando cada equipamento ou sistema necessita de revisão ou ajuste, antes de algo mais grave acontecer.

Gerenciamento de processos e equipamentos

Com MTBF também é possível que a gestão do maquinário seja otimizada. Já que é possível saber, aproximadamente, a medida de tempo disponível antes de uma falha ocorrer, é possível estudar e organizar a compra de estoque.

Deixando quantidades mínimas à disposição antes da falha acontecer, permitindo cumprir prazos de entrega. Além do mais, saber quando o maquinário irá apresentar falhas, é mais do que possível encomendar peças de substituição. O tempo de reparo será menor, fazendo com que o número de improdutividade seja mínimo.

Controle de qualidade

Perceba que o aumento na qualidade do material produzido advém do cálculo do MTBF, pois ele possibilita um controle de qualidade maior e mais firme.

É por meio dele que fica mais simples definir padrões nos equipamentos e sistemas que apresentam erros recorrentes e, assim, realizar um melhor direcionamento dos investimentos para insumos de marcas com maior confiabilidade, que não estragam com facilidade.

Importante mencionar, também, que esta métrica fornece informações acerca da conservação e efetividade de um programa ou máquina. Possibilitando além da prevenção de erros, a orientação dos colaboradores quanto ao uso mais consciente do maquinário.

Clareza ao estabelecer metas

O indicador de tempo médio auxilia o setor de TI a determinar as metas que visam a diminuição de prejuízos nas indústrias.

Pois com base nestes dados, é possível entender em que época do ano um maquinário fica mais sobrecarregado e com mais chances de apresentar problemas.

Desse modo, os profissionais de TI têm mais atenção a ela em determinadas épocas, podendo reorganizar demandas de trabalho dos demais colaboradores que dependem dessa máquina.

Tomadas de decisões mais assertivas

Os dados fornecidos por meio do cálculo do MTBF faz com que sua organização possa identificar as razões e frequências de problemas com equipamentos.

E como informação é poder, a sua equipe estará sempre pronta para tomar decisões de forma mais rápida e assertiva para corrigir os problemas e melhorar os resultados. Fazendo com que a produção não fique parada em decorrência de um maquinário com defeito.

Maior credibilidade

A qualidade entregue nos produtos e serviços que sua empresa proporciona e o uso de equipamentos seguros fortalece ainda mais a sua credibilidade com o consumidor final.

Pois com uma produção eficiente, otimizada e ágil, é capaz de trabalhar dentro do tempo determinado, aumentando a satisfação do cliente, e consequentemente, fidelizando ele à indústria.

Como a Genesis pode ajudar a manutenção industrial?

Mas não é preciso ter esse processo inteiro dentro da sua empresa de forma manual, você, gestor, pode contar com o auxílio da Genesis, temos o sistema ideal para você!

Somos uma empresa especializada em Inteligência Artificial. Com a nossa solução você gerencia os equipamentos da sua indústria, ficando sempre por dentro da saúde do maquinário.

Solicite agora mesmo sua demonstração gratuita clicando no botão abaixo!

Author

Edson institutomarketing

Leave a comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *