Over 10 years we help companies reach their financial and branding goals. Engitech is a values-driven technology agency dedicated.

Gallery

Contacts

411 University St, Seattle, USA

engitech@oceanthemes.net

+1 -800-456-478-23

Inteligência Artificial Internet das Coisas Tecnologia
Manutenção preventiva

Como alcançar a manutenção preventiva ideal?

Saiba tudo sobre a manutenção preventiva ideal neste artigo!

A manutenção preventiva é uma estratégia proativa que visa prevenir falhas no equipamento antes que ocorram. Ela envolve atividades de inspeção, limpeza, lubrificação, troca de peças desgastadas, verificação de fluidos, calibração de sensores, entre outras. 

Ela é realizada de forma regular, com base em um cronograma predeterminado, ou de acordo com o tempo de uso ou o número de ciclos do equipamento. O objetivo da manutenção preventiva é reduzir o risco de falhas e garantir que o equipamento esteja sempre em boas condições de funcionamento. 

Diferentemente da manutenção corretiva, que visa corrigir falhas no equipamento que já ocorreram, a manutenção preventiva permite evitar falhas, aumentando a qualidade, eficiência e segurança da empresa. Mas você sabe se preparar para fazer uma manutenção eficaz e que te permita usufruir todos os benefícios do seu negócio? Confira como fazer a manutenção preventiva ideal neste artigo!

O que é e quais os tipos de manutenção preventiva?

A manutenção preventiva é um conjunto de atividades planejadas e sistemáticas realizadas em equipamentos, máquinas ou instalações com o objetivo de evitar ou reduzir falhas e quebras inesperadas. 

Ela é realizada antes que ocorra uma falha no equipamento, e tem como objetivo aumentar a disponibilidade, confiabilidade e vida útil do equipamento, reduzir os custos com manutenção corretiva e garantir a segurança dos usuários.

Existem vários tipos de manutenção preventiva, dentre os quais destacam-se:

  1. Manutenção baseada no calendário: é uma estratégia baseada no tempo. Nesse caso, a manutenção é realizada em intervalos regulares, como diariamente, semanalmente, mensalmente, anualmente, etc.
  2. Manutenção baseada na condição: leva em consideração o estado (de conservação, uso, etc) do equipamento. Nesse caso, a manutenção é realizada quando o equipamento apresenta sinais de desgaste, envelhecimento ou falha iminente, tais como vibração excessiva, aumento da temperatura, baixa pressão, e outros elementos que dê sinais da necessidade da manutenção. 
  3. Manutenção baseada na análise de dados: baseia-se na análise de informações coletadas por sensores, equipamentos de monitoramento ou outras ferramentas. A análise de dados pode ajudar a identificar padrões de falha, prever problemas futuros e tomar ações antes que ocorram falhas.
  4. Manutenção preditiva: combina a manutenção baseada na condição e na análise de dados para prever falhas futuras e tomar ações preventivas. A manutenção preditiva usa algoritmos de aprendizado de máquina para analisar grandes quantidades de dados e identificar padrões que indicam falhas iminentes.

Principais benefícios da manutenção preventiva

A manutenção preventiva oferece vários benefícios, sendo os principais destacados a seguir:

Redução dos custos de manutenção: a manutenção preventiva ajuda a reduzir os custos de manutenção, uma vez que previne a necessidade de reparos corretivos mais caros e extensos.

Aumento da vida útil do equipamento: ao cuidar do equipamento antes de que ele precise de manutenção, você ajuda a prolongar a vida útil do equipamento, evitando desgastes e danos excessivos ao longo do tempo.

Melhora da confiabilidade do equipamento: com a devida manutenção preventiva é possível aumentar a confiabilidade do equipamento, evitando falhas inesperadas e reduzindo o tempo de paralisação não programado.

Melhora da segurança: sua empresa será capaz de garantir a segurança dos usuários, reduzindo o risco de acidentes relacionados a falhas do equipamento.

Aumento da eficiência operacional: O tempo de parada dos equipamentos será reduzida, enquanto a sua disponibilidade será aumentada, o que influencia positivamente na eficiência operacional de seu negócio.

Redução de falhas de produção: a manutenção preventiva ajuda a reduzir falhas de produção ao evitar paradas de produção inesperadas e reduzindo o tempo de inatividade.

Qual o checklist ideal para a manutenção preventiva tendo a Inteligência Artificial notificando qualquer desvio ou falha crítica na preventiva

O checklist ideal para a manutenção preventiva pode variar de acordo com o tipo de equipamento ou máquina que está sendo avaliada. 

No entanto, em geral, um bom checklist para manutenção preventiva deve incluir atividades como uma inspeção visual, que é uma verificação geral do equipamento para detectar sinais de desgaste, corrosão, fadiga, rachaduras, vazamentos, etc. 

Também é preciso ter uma limpeza regular para ajudar a prevenir o acúmulo de sujeira e resíduos que podem causar falhas ou interferir no desempenho do equipamento. A lubrificação regular, verificação do funcionamento e substituição de peças também são atividades que devem estar no radar de quem vai fazer a manutenção. 

Mas, para executar essas atividades, é preciso se organizar. E, para isso, você pode seguir um checklist que te ajudará a fazer a manutenção preventiva. Confira: 

  • Faça a verificação de seus ativos;
  • Liste as ferramentas e equipamentos que serão necessários para a manutenção preventiva;
  • Execute as tarefas, acompanhando seu técnico em manutenção;
  • Contabilize o tempo que a manutenção levou para ajudar no planejamento das próximas vezes
  • Descubra a frequência com que a manutenção deverá ser feita. O ideal é fazer isso por meio de um software para ter mais precisão;
  • Acompanhe os itens inspecionados e a execução da manutenção pelo software;
  • Documente as informações adicionais que surgirem durante a manutenção. 

Além disso, é importante adaptar esse checklist para a sua empresa, colocando pontos que sejam importantes para que você tenha os resultados esperados. 

Genesis: o check que não pode faltar para você!

Para alcançar todos os benefícios citados neste artigo com facilidade, agilidade e gerando dados relevantes para o seu negócio, é fundamental ter as ferramentas certas. Por isso, ter um sistema que te ajude a gerir as manutenções e fazer um planejamento é indispensável. 

O sistema Genesis 4.0 (CMMS/EAM) vai te ajudar a fazer a manutenção ideal para o seu negócio! Com a nossa inovação disruptiva , você será capaz de maximizar a eficiência com soluções de Engenharia de dados, Analytics, Inteligência Artificial e IoT. 

Com o nosso dashboard preditivo, você terá a descoberta inteligente de dados, a análise preditiva automatizada e as capacidades cognitivas permitem que você interaja com os dados.

Trata-se de uma solução completa para que você tenha eficiência e resultados em seu negócio. 

Tenha a manutenção preventiva ideal com a Genesis. Reduza custos e aumente a produtividade com automatização de processos!

Author

Edson institutomarketing

Leave a comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *