Over 10 years we help companies reach their financial and branding goals. Engitech is a values-driven technology agency dedicated.

Gallery

Contacts

411 University St, Seattle, USA

engitech@oceanthemes.net

+1 -800-456-478-23

Facilities

Manutenção Predial Hospitalar: entenda como a tecnologia pode ajudar nesse processo.

Palavra-chave: Manutenção Predial Hospitalar.
Dentro do ambiente hospitalar, é essencial a manutenção predial para que tudo funcione de maneira efetiva, trazendo mais segurança para o paciente e alta performance para os colaboradores.

Porém, para que as manutenções possam existir e ser realizadas de acordo com os prazos e tempo determinado, é necessário o uso de boas tecnologias na gestão hospitalar, para que também aconteça a excelência na prestação destes e outros serviços.

A busca pela excelência no atendimento ao paciente.

A busca pela excelência em atendimento aos clientes em ambiente hospitalar é essencial neste segmento de mercado, pois quando falamos na área da saúde, é ainda mais imprescindível.

A qualidade no atendimento hospitalar influencia diretamente no sucesso do serviço prestado e no índice de satisfação dos pacientes, afinal, saúde é algo de extrema importância na vida das pessoas.

Assim sendo, ao prezar pela qualidade em cuidados médicos, o foco no atendimento aos pacientes é algo que tem mudado de forma qualitativa para ser mais personalizado, sendo pautada em eficiência e humanização no tratamento.

E de uma maneira geral, na prestação de serviços em saúde, deve-se envolver processos cada vez mais seguros a fim de reduzir qualquer risco ou dano, ou seja, é um conjunto de esforços orientados para o bem-estar dos pacientes.

Focada na excelência em atendimento aos pacientes é que existe a Acreditação Hospitalar, que é uma estratégia orientada à racionalização e ordenação das Organizações Prestadoras de Serviços Hospitalares, conforme é estabelecido pelo Ministério da Saúde e pela ONA (Organização Nacional de Acreditação) no Manual Brasileiro de Acreditação Hospitalar, e tem por objetivo a melhoria contínua de serviços prestados por meio de protocolos, padrões e metas de segurança aos pacientes (Acreditação ONA).

Em nosso país, a ONA é uma das principais instituições de avaliação e acreditação hospitalar, a ONA tem por principal requisito o reconhecimento da alta qualidade de seus serviços na área da saúde.

Desta forma, a Acreditação da ONA é uma certificação importante e reconhecida por sua excelência, o que além de trazer total segurança para o paciente, atrai mais clientes a realizar tratamentos e internações no hospital.

A tecnologia envolvida na Manutenção Predial Hospitalar também deve ser importante para que o hospital possa buscar a Acreditação da ONA, e assim o setor de engenharia clínica se mostra essencial para oferecer uma melhor qualidade ao paciente. Veja porque a manutenção predial é tão importante:

O que é manutenção predial?

A Manutenção Predial Hospitalar consiste em um conjunto de processos e operações e todas as ações que contribuam para evitar que o edifício apresente defeitos que venham afetar negativamente seu funcionamento ou prejudique as pessoas que fazem uso dela ou diminuam o tempo de vida útil de aparelhos, equipamentos e outros mais. Dentre os tipos de manutenção podemos encontrar:

Preventiva: esta manutenção ocorre periodicamente, não considerando o estado da peça, mas sim, seu tempo de uso, ela reduz a possibilidade de falha ou de desgaste eliminando a possibilidade de ocorrer alguma emergência.

Por meio da manutenção programada, ele reduz a probabilidade de falha ou desgaste e reduz ou elimina a ocorrência de emergências.

Corretiva: ela é feita a fim de solucionar um problema que já está acontecendo. O objetivo aqui é corrigir falhas e erros.

️ Preditiva: esta manutenção usa análises para saber o momento exato da necessidade de substituição de um ativo ou componente, como uma peça, por exemplo.

O que envolve a manutenção predial em ambiente hospitalar?

A Manutenção Predial Hospitalar é essencial e deve fazer parte do programa de gerenciamento de riscos e segurança da instituição, pois se um problema simples não for resolvido, poderá trazer graves consequências que impactam no bom desempenho de um colaborador, agente ou ativo hospitalar e na saúde dos pacientes.

Manter o funcionamento de todos os equipamentos no hospitais contribui direta ou indiretamente na assistência ao paciente, um bom plano de manutenção predial hospitalar tem por objetivos

    – Preservar a integridade de equipamentos hospitalares;
    – Garantir a segurança do uso de máquinas, equipamentos e outros materiais;
    – Reparar falhas que possam existir;
    – Ampliar o tempo de vida de um recurso com segurança.

Dentre os  benefícios da Manutenção Predial Hospitalar está a garantia de equipamentos modernos para a identificação da necessidade  de troca ou reparo de peças e equipamentos. 

Quais itens devem ser levados em consideração para garantir uma boa manutenção predial hospitalar?

Nas instituições hospitalares, não são apenas os equipamentos hospitalares que devem receber atenção, pois, além dos aparelhos e equipamentos de laboratório e monitoramento de pacientes, a manutenção hospitalar também se aplica a diversos setores como por exemplo:

Sistema de ar condicionado;

Controle da temperatura e umidade dos medicamentos;

Sistemas elétrico e hidráulico;

Sistemas de gás e aquecimento;

Câmeras de monitoramento e segurança;

Manutenção predial (cuidados e a limpeza da edificação).

Desta forma, em um hospital é importante que tudo funcione adequadamente, 24 horas por dia, pois não há tempo a perder, nem para que aconteçam erros ínfimos. Assim, é relevante a manutenção hospitalar e, nisso, a manutenção preventiva se torna mais importante já que o objetivo é manter a eficiência e desempenho das operações.

Uma das coisas a se levar em conta em uma gestão hospitalar é a criação de uma política de manutenção. Essa política irá permitir que o gestor tenha controle com mais efetividade sobre o que está sendo realizado no espaço, pois o uso de cronogramas ajudará a garantir a manutenção preventiva de todos os aparelhos no prazo adequado, o que resulta na eliminação e redução quase total do número de falhas e imprevistos.

A tecnologia pode ser usada para administrar as manutenções hospitalares e para isso é indiscutível que a instituição hospitalar conte com mecanismos de gestão.

Tecnologia brasileira para manutenção predial hospitalar.

Conheça o Sistema Gênesis, que conta com Inteligência Artificial para a área de engenharia clínica e manutenção predial, maximizando a eficiência, reduzindo custos e elevando a produtividade.

Através do Gênesis, você conta com: Gestão dos Ativos, Sistemas de Controle de Manutenção, Rastreabilidade com QR Code, Internet das Coisas (IoT) que tem por objetivo monitorar, realizar a gestão e manutenções preditivas e preventivas no ambiente hospitalar.

Além de controlar os custos com manutenção de cada setor, área ou equipamento, isto permite a gestão, o controle completo de toda sua infraestrutura predial hospitalar, possibilitando à sua Instituição, a conquista da certificação ONA.

SOLICITE UMA DEMONSTRAÇÃO GRATUITA

Este artigo ajudou você?

Deixe um comentário para nós, na caixinha logo abaixo.

Author

genesisznet

Leave a comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *