Over 10 years we help companies reach their financial and branding goals. Engitech is a values-driven technology agency dedicated.

Gallery

Contacts

411 University St, Seattle, USA

engitech@oceanthemes.net

+1 -800-456-478-23

Industria 4.0

Qual o potencial da IA aplicada à indústria?

O mercado industrial está cada vez mais competitivo e para você se manter entre os melhores deve investir em Inteligência Artificial, leia o artigo e saiba mais!

A utilização de Inteligência Artificial na indústria já é uma realidade e vem provocando diversas mudanças na relação homem/máquina. Essa implementação de recursos tecnológicos vem sendo mais notável em processos de automação em diversos âmbitos.

Na indústria 4.0 trata exatamente da aplicação de tecnologias de inteligência de dados, armazenamento em nuvem, dentre outros campos, aprimorando cada vez mais a agilidade dos processos, transformando a máquina como parte indispensável do processo de tomada de decisão.

E durante este artigo, vamos te mostrar o potencial da Inteligência Artificial na indústria.

IA e Indústria 4.0, como funcionam juntas?

Com o auxílio da Inteligência Artificial, a eficiência como algumas atividades são desenvolvidas vem sendo potencializadas e se destacando no mercado, mostrando um significativo desenvolvimento de diversas outras tecnologias potentes, como como Big Data, Machine Learning (Aprendizado de Máquina), Deep Learning (Aprendizagem Profunda), entre muitos outros.

A indústria 4.0 é uma vertente de um processo que vem desde o século XVIII, já na primeira Revolução Industrial. Desde então, a evolução dos sistemas e máquinas vem passando por modificações cada vez mais constantes e chegando a uma nova fase a partir dos anos 2000.

Desde então, uma nova era se instalou, a transformação digital. A partir deste ponto, muitos processos que antes eram manuais, foram convertidos para ambientes virtuais e foram automatizados. Consequentemente, várias atividades do dia a dia foram otimizadas e agilizadas.

São mudanças que não são notáveis somente em situações corriqueiras, em smartphones, por exemplo, para o envio de uma mensagem, substituindo o envio de cartas. Diversas atividades industriais e organizacionais também passaram por muitas alterações.

Com o feito da Inteligência Artificial, essa transformação digital na indústria é conhecida como quarta Revolução Industrial ou como indústria 4.0, como já mencionamos anteriormente.

Um grande benefício advindo da automação que Inteligências Artificiais proporcionaram, foi a flexibilização de processos, sendo possível o desenvolvimento de novas e modernas técnicas para práticas internas de indústria.

Como é a Indústria sem a IA?

Não investir em tecnologia para a sua empresa, é não se importar se ela se destaca ou não no mercado, e pior, é não se manter competitiva no mercado. Um investimento em Inteligência Artificial, é um importante e necessário recurso para redução de custos na empresa.

Não se manter competitiva no mercado, faz com que vendas não sejam realizadas na escala desejada, os seus colaboradores também são prejudicados sendo reféns de processos burocráticos manuais, que poderiam ser otimizados e agilizados com o auxílio de uma Inteligência Artificial.

Afinal, qual o potencial da IA na Indústria?

Para entender bem a relevância da IA na indústria 4.0, temos que compreender os diversos benefícios que ela pode nos oferecer. Tendo em vista o uso desta tecnologia, se concentra em torno de análise precisa porém rápida, de dados, assim como a criação de ferramentas de automatização.

Consequentemente obtemos muitos benefícios, confira alguns:

Redução de custos

Uma das principais etapas para potencializar a lucratividade e reduzir custos na empresa, é a modernização dos processos, possibilitando a agilização de etapas, minimização de incidentes de erros e por consequência, diminuindo prejuízos.

Atividades repetitivas tem a grande possibilidade de serem automatizadas, aumentando a produtividade de diversas tarefas e reduzindo a necessidade de esforço humano. Portanto, os colaboradores podem direcionar o esforço para outras atividades.

Um bom exemplo de demonstração da Inteligência Artificial é o Chatbot, que usando softwares de atendimento ao cliente é possível que o profissional por este serviço receba dados mais específicos sobre as necessidades do consumidor, minimizando o acúmulo de tarefas.

Otimização da produção

A automatização de processos possibilita mais agilidade na execução deles e de forma mais eficiente. Isso torna, portanto, o trabalho de uma empresa mais produtivo, fazendo com que aconteçam menos prejuízos.

E essa produção mais otimizada é necessária para que a empresa tenha um melhor retorno financeiro e também para o desenvolvimento de uma nova cultura organizacional mais sólida e agradável. Assim, é possível que decisões sejam tomadas de forma que beneficiem a evolução sustentável do negócio, obtendo ótimos resultados.

Prevenção de riscos

Uma das aplicações da Inteligência Artificial, é a realização de processamento de dados, principalmente quando se é notado um maior volume de dados envolvidos. Esse é um grande benefício para a gestão de empresas, que conseguem ter acesso às informações fundamentais para a tomada de decisões.

A leitura e tratamento de dados referentes aos mais diversos setores de uma indústria, possibilita que a organização faça uma avaliação mais ampla do estado de cada parte do negócio. Assim, com a IA, é possível mapear potenciais problemas e tomar decisões preventivas, antes que alguma complicação seja concretizada e prejudique a produtividade e desempenho organizacional.

A análise de informações também fornece boas perspectivas em casos de avaliação de risco de investimentos também. De forma que, os gestores possam mapear as melhores saídas, driblando os prejuízos ao invés de apostar em ideias de risco de falha.

Indústria customizável

Atualmente, todas as empresas devem ter o potencial de se reinventar dentro do mercado, sempre buscando melhorias e formas de se adaptar a novas realidades e alterações de mudança no perfil do consumidor. Assim, o período de vida útil de produtos se torna mais curto, atrelado a outras complexidades de produção, permitindo uma maior personalização.

O setor industrial precisa ter mais capacidade ainda de se personalizar e ser rápida no processo de se reinventar dentro do mercado, já que o cenário atual é extremamente competitivo e com uma gama de clientes que estão sempre buscando melhores opções. Na indústria 4.0, as organizações passaram a reprogramar máquinas, conseguindo alcançar ganhos notáveis de escala e automação.

Genesis: A IA perfeita para sua Indústria!

E para que sua empresa tenha todos os benefícios que listamos e muitos outros, conta com a Inteligência Artificial da Genesis!

O sistema Genesis 4.0 proporciona uma inovação disruptiva atendendo à Engenharia Clínica, Assistência Técnica, Manutenção Predial, Fabricantes de Equipamentos e a Manutenção Industrial. Potencializando a eficiência da empresa por meio da Inteligência Artificial e também com soluções de Engenharia de dados, Analytics e IoT.

Author

genesisznet

Leave a comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *